domingo, 2 de agosto de 2009

O Futuro!

Parece que 2009 é o ano da urucubaca cinematográfica. Os cinemas estão recheados de grandes produções sem conteúdo nenhum (Transformers 2), super heróis em adaptações frustrantes (Wolverine o filme) e continuações ou prelúdios (nova moda de Hollywood) sem pé nem cabeça (Velozes e Furiosos 4, Halowen o inicio). Claro tem coisa que se salva, não é um ano de todo ruim... Mas presencio nas salas de cinema um grande vácuo. Se não quiser, por exemplo, assistir o mais novo “buum hollywoodiano” do momento fico quase sem opção. Afinal de contas, por exemplo, ninguém é louco, só para citar um fenômeno recente, de estrear na mesma semana de Harry Potter, você com certeza vai sofrer das duas uma; ou quase ninguém vai te ver, por conta de que toda a imprensa fala sobre o outro filme ou a exibição do seu filme acontece de forma bem restrita, já que quase todas as salas estão tomadas de copias dubladas e legendadas do bruxinho mais poderoso do mundo.
Se no “cinema branco” o ano de 2009 não promete grandes coisas imagine no cinema negro... O Cadilac Records mesmo tendo Beyonce e outros atores famosos no elenco nem chegou aos cinemas aqui... Quase da mesma forma foi o Milagre em Santa Ana que passou de raspão pelas salas soteropolitanas... A Vida Secreta das Abelhas tem estréia sempre mudada pela distribuidora, era para estrear em abril e até agora...
O jeito então é pensar no futuro e ele parece de grades possibilidades...
Parece que este mês estrearão dois bons filmes: o primeiro O CONTADOR DE HISTORIAS que narra a trajetória de Roberto Carlos Ramos. Já tinha visto sua historia contada pelo próprio em entrevista anos atrás no Programa do Jô, acredite não tem como não se encantar com nada mais nada menos que um dos maiores contadores de historia que já vi na minha vida. A produção é dirigida por Luiz Villaça, vi o trailer, parece ser bem interessante. O outro, já citado ai em cima, A Vida Secreta das Abelhas com elenco feminino fenomenal e produzido pelo casal Smith, parece finalmente estrear no Brasil em agosto. Só escorregando de vez para colocar um elenco desse em um resultado ruim. Sou fã de quase todo mundo, são lindas e ao mesmo tempo ótimas atrizes, Jennifer Hudson, Queen Latifah, ate a cantora Alicia Keyes está no elenco e a historia sobre conflitos femininos sempre dá um bom caldo.
De mais espero anciosamente o novo filme produzido por Oprah (A Bem Amada, Aos Olhos de Deus) e Tyler Perry (O Diário de Uma Louca), dois produtores que são verdadeiras febres nos EUA, corrijo, são dois Midas, tudo que fazem e tocam vira ouro. O elenco é cheio de grandes surpresas Miriah Carey (no trailer parece estar perfeita!) e Lenny Kravitz, além de Gabourey Sidibe que faz o papel da protagonista, menina negra e gorda que é ridicularizada pela mãe e pela sociedade, que também parece estar incrível. A produção já esta cotada a ser finalista do Globo de Ouro e do Oscar e certamente vão estar entre as categorias principais. Tem tudo pra trilhar este caminho e espero que ganhe mais prêmios além da mostra Um Certo Olhar no Sundance Festival, pois é garantia que estréiem por aqui no Brasil e não vá diretamente para vídeo ou passe rapidamente nos cinemas como aconteceu com alguns exemplares do cinema.
Em um ano de vacas magras estes exemplares podem servir para salvar o cinema do ostracismo que tem acontecido fim de semana após fim de semana. Que venha o futuro!

Nenhum comentário: