domingo, 7 de março de 2010

Oscar Oscar Oscar...

Loucura, loucura... O Oscar esse ano eu gostei. Vi em TV aberta, ou seja, fiquei mais uma vez puto da vida por conta da Globo dando espaço a inutilidade do Big Brother... Fazer o que!... Preciosa levou dois! Melhor atriz coadjuvante para Monique, simples maravilhosa e também roteiro adaptado. Adorei ter ganhado estas duas categorias. E Tyler Perry? Negão todo charmoso, muito bonito, começou bem, jogando veneno, dizendo que nunca mais iria estar ali no Oscar, já que ele não é quisto pela critica hollywoodiana, infelizmente depois desatou em piadinhas sem graças. Mas tá perdoado produziu Preciosa. Hehehe.

Na homenagem póstuma, apresentada por Demi Moore, o lugar de Michael Jackson, mesmo tendo feito filmes horrendos, estava lá, outra presença marcante foi a de (infelizmente) Patrick Sweyzer na mesma homenagem. Gostei também da apresentação de dança de rua misturada com balé e dança contemporânea para apresentar o prêmio de melhor trilhar sonora. Muito boa mesmo. E ainda bem que tiraram a cantoria provinda do prêmio de melhor canção. Anos atrás acompanhar música por música era um porre, esse ano foi rápido a apresentação e também a entrega do prêmio.

A apresentação dos indicados a melhor ator e atriz foi ímpar. Lindo mesmo! Todos os profissionais sendo homenageados por atores que dividiram a tela com eles. Muito bem feito. E na hora em que Oprah subiu ao palco eu realmente me arrepiei da cabeça aos pés com ela falando sobre a protagonista de Preciosa, Gabourey Sidibe. Lindo de morrer!

Não vi também Guerra ao Terror ainda, mas uma mulher ganhando a estatueta dourada mais cobiçada do cinema foi inacreditável, ao mesmo tempo em que também tem cheiro de campanha de marketing de última categoria para a Academia, o mesmo aconteceria com Lee Daniels, diretor de Preciosa, que seria propagado como primeiro negro vencedor do Oscar... ai ai... Ah! Sandra Bullock ganhou. Adoro ela, não vi o filme, que nem chegou aos cinemas aqui no Brasil e já esta disponível nos camelôs de Salvador... Das que vi preferia Gabourey Sidibe, obvio! Interpretação impecável... Mas Sandra foi melhor aos olhos da academia, que sabe não foi mesmo?...

E filme?... Dez filmes?... O que Distrito 9 e Up estavam fazendo ali?... Bastardos Inglorius levando muito pouco para o grande filme que é... E eu com medo de Avatar ganhar... E graças a Deus não ganhou! Sim, não vi Guerra ao Terror, estava torcendo para Preciosa, mesmo sabendo que não iria ganhar, mas pela garra da diretora e pela coragem da produção de bancar um filme criticando a guerra e dele ser bem feito, mereceu!

É isso. O Oscar foi legal! Não ganhou Avatar, que como José Wilker falou já ganhou o prêmio a que era predestinado – maior bilheteria da história. Preciosa ganhou dois, estou satisfeitíssimo, a Academia não fez a mesma besteira de anos atrás com A Cor Púrpura, graças a Deus! A crítica somente vai para a Globo, horrível como sempre. Sinceramente preferia os anos que o SBT comprava os diretos de exibição do Oscar e passava tudo conforme o combinado. Além que no SBT não tem Big Brother... E que venham mais filmes bons e mais prêmios! Até o próximo ano.

Nenhum comentário: