quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cinema, Arte Além das Telas...

Tenho que confessar uma coisa: Sou daquele tipo de cinéfilo que fica observando os cartazes dispostos no cinema, os próximos lançamentos, fazendo mil espectativas através dos posteres etc. Sempre gostei de apreciar os cartazes de cinema. Depois que inventaram de ter vários cartazes para um só filme (coisa de americano que visa o lucro a todo custo e que sabe muito bem vender seus produtos) foi aí que me paixonei de vez. O cartaz vende o filme, na minha opinião, de uma forma toda especial, tem que resumir a película, atrair o espectador exibindo somente um conceito do filme. Os personagens, o ambiente, cenário, figurino, tudo em um pequeno espaço resumido. Existem cartazes que são verdadeiros clássicos, filmes que quando a gente lembra vem a imagem instantenea do poster.
Acontece isso comigo quando lembro de A Cor Púrpura... Impossivel não lembrar de Celie sentada naquela cadeira lendo as cartas da irmã. Lindo! Recentemente fui tocado pela arte de Preciosa - Um História de Esperaça com a personagem principal estampada no poster e delicadamente vemos asas de borboletas ao seu redor (só vendo o filme para entender completamente a arte do poster) . O poster de A Hora do Show também é impactante. outro que é escandaloso, e que me fez ficar com vontade de ver o filme logo de cara foram os cartazes de HairSpray. Todos chamativos capturando muito bem a loucura cartoon que é aquele musical. Fora outros filmes que não são do cinema negro, mas também adoro a arte.
Mas tem um diretor que o departamento de marketing de suas produções sempre capricha! Sempre viajo nos cartazes de seus filmes. O nome deste cara é Tyler Perry já postei comentarios sobre ele aqui , profissional odiado e também idolatrado no mundo do cinema norte americano.
Deixo aqui a magia da arte exibida nos cartazes dos seus filmes. Muitos são ate de um mesmo filme. A maioria nem estreou por aqui... Suas produções podem ser simplorias etc, afinal de contas ele nao é um Spike Lee, nem nunca teve pretensão de ser, é apenas um bom produtor/diretor de cinema que consegue enxergar seus filmes como algo além do que se vê. Para ver as imagens maiores é so clicar nelas.



Nenhum comentário: