terça-feira, 14 de dezembro de 2010

OS MELHORES DE 2010!!!!!!!!!!!!!!!!

Esse foi um ano de crescimento para o PELÍCULA NEGRA. Muito mais postagens do que no ano passado, algumas até polêmicas, outras nem tanto, seções novas, um novo design, enfim o blog foi virado de cabeça pra baixo. Como o ano foi de reviravoltas e surpresas, resolvi postar os melhores que contribuiram para a cultura negra com seus produtos de qualidade em 2010. Somente gente de primeira, em categorias que só existem aqui. Até por que, só em uma “premiação” assim para os negros dominarem (ou mesmo estarem!) nelas...

MELHOR FILME INTERNACIONAL:

Preciosa. Se você viu Preciosa e não se emocionou com a historia da menina violentada pela mãe, pelo pai e feita de saco de pancada por quase todo sujeito que cruza seu caminho, é por que você é um insensível de primeira qualidade. O filme, produzido por Oprah Winfrey e dirigido por Lee Daniels é ao mesmo tempo tocante e violento. Emocionante em todos os sentidos.

MELHOR FILME NACIONAL:

Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado de Joel Zito. Definitivamente Joel Zito é um documentarista de primeira categoria. É a sua principal arma para debater assuntos que o cinema brasileiro ainda capenga em discutir. Com depoimentos de turistas estrangeiros e prostitutas brasileiras (cariocas e soteropolitanas), além de outros profissionais, Zito mostra as várias historias que compõem o universo da prostituição da mulher negra no Brasil, seus sonhos e também os vários tipos de violência que passa.

MELHOR DIRETOR (A) / CINEMA:
Lee Daniels, por Preciosa: O produtor de A Última Ceia assume a cadeira de diretor pela segunda vez e faz um trabalho tão bem cuidado que arrancou elogios e lágrimas por onde passou. Mas o maior feito além de ter transposto o romance para as telas foi ter colocado Mariah em um bom papel e arrancado dela uma ótima interpretação. Incrível!

PRODUTOR DO ANO:
Tyler Perry. Diga o que quiser dele! Ele produziu Preciosa, está produzindo e dirigindo FOR COLORED GIRLS, filme cotadíssimo a tudo quanto é premio para o próximo ano, conseguiu seu lugar ao sol na “nova Miramax” em Hollywood, a Lion Gate. E arrecada mais de 30 milhões de dólares por produção. Além de se envolver no teatro com peças de incrível sucesso para o público negro norte americano. É o cara!

MELHOR SHOW:
Beyonce, I Am Tour. Gigante. Incrível. Imperdível. Maravilhosa. Genial. Bem executada nos mínimos detalhes. Foi o melhor show de um artista negro que aportou em SSA. Diva internacional de primeira categoria + primeira produção internacional da Caco de Telha + SSA em polvorosa por conta da diva, só podia dar em uma das melhores coisas que já vi na vida. O show está na minha mente como se tivesse visto ontem. Surpreendente.

REVELAÇÃO:
Willow Smith. Filha do casal Will e Jada Smith essa menina tem tudo pra ser uma nova diva. Nunca ouviu falar em Whip My Hair? Tava onde esse tempo todo, em marte? Se não ouviu, baixa essa musica agora e se jogue em uma das batidas mais doidas e chicletes de todos os tempos. Pra você que gosta de música somente para se divertir, dance bastante. Willow tem apenas dez anos, nasceu para ser diva, é transloucada e virada nas 600!

MELHOR APRESENTADOR (A):
Rita Batista, Boa Tarde Bahia. Tem alguma duvida disso? Ela é a melhor da Bahia e se você não mora aqui tenha certeza que essa negona dá de 10 a zero em muita loira de porte nacional. A mulher é inteligente, linda, irreverente, gente boa pra caramba e tem um dos sorrisos mais cativantes que já vi na TV. Não almoço sem ela, não me informo sem ver a opinião dela e adoro ver a cada dia seu talento aprimorado.

MELHOR ESPETACULO TEATRAL:
Ogum. Deus e Homem direção de Fernanda Júlia. A concepção da diretora Fernanda Julia para o Orixá Ogum é forte e foge do lugar comum. Palha da costa, acarajé, pano branco?... Não, não, o candomblé é muito mais que isso, é vivo e está dentro de cada baiano, negro, cidadão. A opinião da maioria dos críticos que vi é que o texto é fraco. Isso é uma certeza, mas o espetáculo é regido com tanta firmeza que este “detalhe” é contornado. Fora o burburinho que o espetáculo conseguiu na Escola de Teatro da UFBA! Filas se formando horas antes do começo da peça, gente voltando pra casa revoltada por não conseguir ingresso e o povo saindo com sorriso no rosto depois da apresentação do espetáculo.

ESPETACULO TEATRAL 2:
Sete Ventos, direção Débora Almeida. Essa categoria vai para as peças de fora de SSA que chegaram aqui. O monólogo com Débora Almeida, ex Cia dos Comuns, passou pouco tempo em SSA, mas obteve ótimo resultado com o publico presente em suas duas apresentações. A atriz de um talento incrível faz e acontece para contar a historia de mulheres atuais influenciadas pelo poder de Iansã. Lindo, singelo, texto hábil (e ótimo!) e discutindo tudo com um bom humor incrível.

MELHOR CLIP:
Janelle Monáe – Tightrope. feat. Big Boi. Adoro clip estranho e esse é estranho até demais. Clip é assim, você não precisa entender muito pra gostar. A cantora/louca/talentosa Janelle Monáe dança feito um James Brown pós moderno (!) e enlouquece a todos neste clip passado dentro de um hospital psiquiátrico (!!). A coreografia é louca, os dançarinos fora do comum, é tudo muito bom e simples neste clip. A música ficou entre as vinte mais pedidas nos EUA. Se você estava pesando que iria postar algo do mundo pop obvio, não mesmo! Janelle Monáe tem lugar cativo aqui no blog.

MELHOR SURPRESA DA NET:
Blog Filmes Black Grátis. Virou um vicio pelo menos uma vez por semana dar uma passada pelo blog que posta filmes com temática ou atores ou mesmo diretores negros. Tudo de graça e em perfeito estado. Idéia maravilhosa! Tem filmes de tudo quanto é tipo e principalmente coisa rara de se encontrar na real. O mundo virtual às vezes é perfeito.

MELHOR CD BAIXADO:
Sensual, Marysa. Categoria para descoberta ilegal? Rsrsr, ai ai, só aqui... Viciei nesta mulher. O cd não é deste ano e sim de 2009, mas como baixei este ano está aqui por justa causa. Marysa eleva o conceito da sensualidade em suas canções. Ela canta em diversas línguas e se acha que Lady Gaga vai fazer algo diferente em seu novo álbum, tadinho, não sabe você que as cantoras de zouk ou de outros ritmos propriamente africanos fazem isso ó... Há tanto tempo que não tem nem mais graça...

FENIX DO ANO:
Sade. Soldier Of Love. Se no ano passado Donna Summer e Lionel Ritchie ressurgiram das cinzas, este ano Sade voltou às paradas com seu mais novo cd depois de um período de férias loooongas no limbo. Soldier Of Love não apresenta nada de novo, mas traz belas canções, destaque para The Moon and the Sky e Soldier Of Love bem ao estilo Sade de ser... impactantes, mas bucólicas.

MELHOR DVD:
Teresa Cristina, Melhor Assim. Ela finalmente se soltou!!!!!!! Tenho outro DVD de Teresa e ficava agoniado com ela no palco, toda contida. Tudo bem, vi um show dela anos atrás em que estava mais soltinha... Mas agora ela despirocou de vez. Graças a Deus! Ok, não enlouqueceu totalmente, o que não combina nem um pouco com ela, mas ela se soltou neste DVD com participações mais que especiais, elogiadíssimo pela critica especializada e quisto pelo público – isso é realmente o que interessa!

MELHOR ESTILISTA:
Cid Brito. Aos poucos esse cara super talentoso vai firmando seu nome no mundo da moda soteropolitano e por que não no nacional também. As roupas com sua marca são ótimas. A temperatura sobe quando você veste uma peça dele. Além de tudo faz roupas para outros contextos também, pois já assinou o figurino da Banda Psirico. O negócio tá bombando pro lado dele: desfile de lançamento da nova coleção no Ensaio do Cortejo Afro esta semana!

MELHOR ESTRÉIA QUE NÃO ACONTECEU...
Good Hair. Frustração! Esse é o sentimento quando lembro que este maravilhoso documentário polemico não estreou aqui. DVD? Ah, eu queria ver Cris Rock em tela grande, imponente com seu trabalho!

MELHOR LIVRO:
Lélia Gonzalez. Depois de ter feito uma boa obra sobre a historiadora Beatriz Nascimento o doutor em antropologia, Alex Ratts volta ao mundo das biografias com esta sobre uma das mais influentes, adoradas e odiadas militantes do movimento negro e do movimento negro de mulheres. Desta vez Alex não esta sozinho, pois faz parceria com a doutoranda Flávia Rios.

MODELO DO ANO:
Ramirez Allenderr. Vi este homem tantas vezes em campanhas aqui em Salvador que não posso deixar ele de lado. Era em avenidas enorme tomando todo um lado de um prédio em um cartaz, em shopping no centro da cidade, em lojas de roupas, em blogs. Acho o sorriso dele fenomenal e tem um carisma que poucos modelos masculinos tem. Fora que é bonito pra caramba! ps: a calça que ele usa na figura acima é de um tal Cid Brito...

POLEMICA IMBECIL DO ANO:
Monteiro Lobato “censurado”! Na verdade foi a piada do ano. A Revista Veja foi contra, a Globo se pronunciou contra, sempre a mesma palhaçada. O caso era o seguinte: os livros de Lobato por seu conteúdo racista deveriam levar avisos (como os CDs com palavrões e outros conteúdos abusivos tem nos EUA) advertindo os pais que compram o tipo de obra que levam para seus filhos. Como Lobato aqui no Brasil é o ícone da infância, os liberais frustrados de plantão resolveram logo inchar. O projeto é mais que bem vindo, mas gerou polemica mais que desnecessária.

MELHOR MÚSICA:
Empire State Of Mind. Alicia Keys & Jay-Z. Confesso, não ia com a cara de nenhum dos dois cantores. Recentemente Alicia me chamou atenção por conta da sua participação em um show na Copa do Mundo na África do Sul cantando Brenda Fassie. Mas Jay-Z, não mesmo! Mas... Existe sempre um “mas”, não é verdade?... O marido de Beyonce resolve fazer uma das melhores músicas que já vi na vida, com o refrão mais pegajoso do mundo. A letra é bem feita, sobre a cidade de Nova York, suas características, os desafios sociais e também todo o glamour que ronda a cidade. Basicamente: Empire State Of Mind fala sobre o sonho Americano, os que conseguem realizar e os que não conseguem. E as mudanças que acontecem com cada um dos casos. Perfeita!

CUIUDA DO ANO:
Invasão da policia ao Complexo do Alemão. Depois de mais de trinta anos de traficantes dominando as favelas cariocas, com total poder e controle de muitas outras partes da cidade do Rio de Janeiro a policia acaba todo esse arsenal em três dias???????? Você come este prato quente, caro leitor? Eu não engulo essa mesmo! O pior foi a galera da favela – a maioria preta e pobre – tendo que abrir suas casas aos policiais atrás dos bandidos ou sendo parada no meio da rua, pois era tida como suspeita pelos mesmos policiais. Enquanto isso, tinha repórter do Fantástico entrando de colete na favela, a TV mostrando sempre os moradores adorando a ação da polícia, Ana Maria Braga fazendo a linha dramática, Datena gritando na Band aplaudindo os policias e a TV tentando obter historias cinematográficas com a comedia de erros mais louca que já vi na televisão brasileira.

MELHOR PERFORMACE:
Sharon Menezes, Dança dos Artistas. Ela pode não ter ganhado, mas a performance de Sharon foi muito boa e superior a atriz – que não me lembro o nome agora – que ganhou o concurso vinculado no Domingão do Fustão. Sharon dançava todos os ritmos com graça, mas acabou perdendo. Uma pena!

Um comentário:

Anônimo disse...

kkkkkkkkk adorei a categoria CUIUDA DO ANO kkkk realmente foi o fato mais louco que aconteceu... nem james bond faz igual!!! Li a reportagem sobre Monteiro na Veja, achei o que sempre acho da Veja... intelectualidde meia boca! E realmente o filme de cinema negro do ano foi Preciosa. Abraços kra.
Rafa.