domingo, 8 de maio de 2011

VELOZES E FURIOSOS 5.

Poster oficil Brasil.
Para quem não me conhece pode parecer surpreendente... Mas para quem me conhece não, pois sabe que eu simplesmente AMO filme de brucutu! Para quem não sabe brucutu são aqueles astros musculosos, geralmente feios, ou terrivelmente feios, que fazem muito bem dois tipos de filme: aquele em que tudo explode e comédia de criança VS anabolizado. E só! Por isso – e puramente por isso – que adorei Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio. Eu realmente gosto de filme em que tudo explode, em que o roteiro pode ser descrito em duas linhas, em que o tamanho do bíceps do ator é muito mais importante que as reviravoltas do roteiro e tudo explode, tudo vai pros ares, o que não explode fica amassado, ou seja, destruição total e eu adoro ver isso em grande escala.

E os estereótipos? E a versão do Rio filmada em Porto Rico? E a favela cheia de traficantes ridicularizados pelo poderio norte americano, o povo semi-nu, os espanhóis, portugueses que parecem vivem bem perto de nós? Isso tudo conta? Olha se estiver ligando realmente para isso é melhor passar longe deste filme. Digo de verdade. Não vá, pois o filme tem horas que exagera, como na parte em que o personagem de Vin Diesel diz para quem quiser ouvir “Estamos no Brasil” e o povo ao redor saca uma arma diferente ameaçando a polícia norte americana, esta depois indo embora com medo. Absurdo total! Esse é o menor estereotipo que tem, ok? Então a partir deste voce já sabe o que vem por aí...

Mas isso não é um premio exclusivo do Brasil. Todo país em que os EUA resolve por a mão vem carregado de visões deturpadas. A Índia tem mosca e sujeira para todo canto, na Itália toda população é mau humorada, a China é uma confusão dos diabos, o México só tem gente não querendo viver lá, todos loucos para passar para o lado estadunidense, o Canadá tem sua cultura ridicularizada, a Austrália só tem campos e mais campos cheios de canguru, fora o continente africano hospital do mundo – pobreza sem limites – ditadores que matam todos – cólera – AIDS – morte etc etc... Não dá par reclamar dizendo que o caso é brasileiro e só. Não! Todo país tem sua queixa, pois os EUA faz isso com todo mundo.

Mostrando bem o que gringo sabe fazer...
Eu já sabia que ia encontrar algo dessa forma. Logo quando vi a sinopse oficial do filme. Então por que eu fui ver o filme? Pois realmente gosto de filme de ação com brucutu e nos últimos anos, meus brucutus de adolescência na andam fazendo muita coisa que preste. Silvéster Stallone fez Os Mercenários reunindo quando todo trabuco anabolizado da década de 90, mas eu realmente não me senti atraído em ver. E Stallone para mim hoje não significa muita coisa, aliás, nunca representou. Gostava mesmo de gente como Van Dame (Retroceder Nunca Render-se Jamais, Morte Súbita, TimeCop, Risco Máximo são os meus preferidos), Arnold Schwarzenegger (os dois primeiros Exterminador do Futuro, True Lies, O Vingador do Futuro), Wesley Snipes (O Demolidor, Zona Mortal, Blade) e Bruce Willis (Duro de Matar, 2, 3, 4... Zona de Perigo, O Chacal). Mas nos últimos anos, surgiram no cinema de ação – que tenta se erguer e está conseguindo – quatro representantes desse tipo de filme: Cuba Gooding Jr que entrou para esta fileira meio que obrigado, pois sua carreira depois do Oscar em 1996 não deu certo, Jason Statham, esse assumido e sem culpas basta ver o currículo dele, dos 24 filmes somente dois não tem correria desenfreada, Dwayne Johnson que tem um time cômico muito apurado e refez seu semblante por conta da carreira de ator que leva a sério e Vin Diesel, astro de Triplo X, de parte da série Velozes e Furiosos e de uma outra iniciada com Eclipse Mortal.

É justamente estes dois últimos astros negros que estão em Velozes 5. E o interessante é ver eles explodindo, arrombando, esmurrando, gritando, fazendo o que um verdadeiro herói brucutu tem de fazer. E realmente os dois estão horrendos neste filme!!! Só mesmo em Hollywood para as lindas mulheres do filme se interessarem pelo festival de bombas da série. O que ma chamou atenção é o rosto e o corpo de Dwayne Johnson. Gente o que era aquilo? O homem tá enorme!!!!!! E conseguiu ficar horroroso. Ele, acho, é um dos poucos astros “brucutus” que dá para descrever a alcunha com aspas, pois o cara é bonito. Mas neste filme tá muito estranho. Os demais do elenco também não se salvam, somente as mulheres.

Olha o barraco...
Outro ponto do filme curioso é o Rio da franquia. Aquilo não é Rio de Janeiro coisa nenhuma... É Porto Rico modificada com computação gráfica. E só a gente sabe disso, ok? Tem imagem da cidade verdadeira claro, mas são poucas coisas. É igual a Nova York que na maioria dos filmes é rodada em Toronto e NINGUÉM repara. Substituir uma cidade pela outra é tecnicamente mais barato e pela logística do filme bem melhor, já que o Rio de Janeiro tem transito até não querer mais. A cena final com aquelas avenidas abertas... Só gringo que nunca veio ao Brasil para achar que o Rio tem tanto coqueiro e avenidas tão largas.


Caro leitor, com certeza observou que até agora – ao contrario das outras críticas – não descrevi a historia do pega-pega de Velozes 5... O por quê? Ainda pergunta?! Não importa. A historia do todo mundo atrás de todo mundo é a última coisa que realmente importa. Mesmo o filme tentando dar uma de inteligente, “olha a minha sacada a lá Oceans Eleven”, as cenas de ação são ótimas e realmente mais importantes do que o roteiro. Tanto que o filme quase não para. Desligue e cérebro e se divirta na medida do possível. O Brasil está lá, mesmo ele sendo filmado parte em Porto Rico, o Cristo Redentor também, o visual colorido para turista ver mantém sua presença e... A cena de ação do final que é uma das melhores cenas de ação que já vi na vida!!!! Que venha Velozes 6... passado em outro canto do mundo, pelo amor de Deus!!!!!!!!

Nenhum comentário: