terça-feira, 2 de agosto de 2011

300º Postagem!!!!

Alegria!!!!!!!!!!!!!!!... Há um certo tempo atrás, na cidade de Alagoinhas, interior da Bahia, quando ainda era universitário, decidi, depois de ter visto o filme musical Dreamgirls fazer um blog sobre cinema negro. Postaria nele, minha visão sobre a sétima arte voltada para a cultura de raiz africana. Com o tempo, o cinema foi ficando cada vez mais pequeno para o blog e passei também a falar de televisão. Depois virei de cabeça para baixo o blog; agreguei entrevistas, criticas teatrais, música, clips e colunas sobre cultura negra de tudo quanto é forma. Já falei de boneca, de série gay negra, tapa de protagonista em novela da oito, entrevistei ator transfomista, escritora de sucesso, diretora teatral, músico engajado, já postei minhas opiniões sobre o mundo negro... Já fiz de um tudo, sempre com o pensamento de colocar a cultura do meu povo em envidencia, elogiando quem realmente faz um trabalho bem feito e aqueles que infelizmente escorregam na maionese - afinal de contas não somos perfeitos.
E agora chego a trecentésima postagem!!!! Por que comemoro? Pois construir um blog com 300 postagens definitivamente não é facil. Tenho que ver o produto, degusta-lo direitinho, sentar em frente ao computador e digitar - muitas vezes mais de uma página - postando minha opinião sobre o mesmo. Saliento o "mais de uma página" pois a maioria dos blogs e seus formatos possuem textos rápidos e leves. Em poucos vejo, a precisão de total atenção do leitor. E ao mesmo tempo que desejo passar a infomação, quero distancia da forma enfadonha como muitos veículos tratam a cultura negra. Enfadonha, distante, quase inalcançável... Só não abro mão do meu típico mau humor... e do meu humor negro com o racismo... Afinal de contas o autor é um homem negro e outro tipo de cor meu humor não poderia ter... Também não abro mão da provocação, incitar de vez em quando é ótimo! E os meus textos fazem isso.
Pensar a cultura negra, provocar a cultura negra, problematizar as identidades negras, esculhambar atitudes afro-oportunistas, divulgar artistas que estão começando ou que não são conhecidos por estas bandas e falar também daqueles que tem estrada longa... O mundo negro é visto no PELÍCULA NEGRA. Muito obrigado a você, caro leitor, que acompanha. Obrigado mesmo!

2 comentários:

M.Black disse...

Meu caro!
Disser o quê? Já postei algumas vezes estimulando seu trabalho, sim, TRABALHO, pois ter um blog é fácil, entretanto alimentá-lo com informações relevantes e específicas não é para qualquer um. Tempo, despreendimento, paciência, conhecimento e estar antenado com tudo que acontece no meio, ou fora dele, são fundamentais para ter um blog estimulante e longevo!
Mais uma vez PARABÉNS E FORÇA SEMPRE!
Abração,

Marcelo E. Costa

Elane Santiago disse...

Não li todas as postagens, mas pelo o que acompanhei, posso lhe parabenizar pela iniciativa.
Temos que buscar ou firmar nossos espaços independente da forma a ser realizada.
Beijos