terça-feira, 29 de novembro de 2011

SENSUAL, MARYSA... UM ÁLBUM PARA...


MUITA COISA... Eis o álbum de zouk perfeito. Não é exagero meu. Dos álbuns que tenho em casa (independente do ritmo) este é o que toca toda semana no meu som. E o som de Marysa me conquistou desde a primeira vez que vi a faixa Avec Toi, linda, em um clip já postado aqui no blog. Mas vamos falar do produto inteiro e não somente das primeiras impressões. No momento em que digito a critica para vocês, também ouço o álbum. Mistura de várias línguas, dentre elas o português e o inglês (em uma mesma música, se ouve zouk já deve estar acostumado), de vários sons do zouk, ao kuduro, passando ao hip hop, Sensual (2009) não se rende a mistura pela mistura - presente em trabalhos de muitos cantores que acabam conhecendo outros mares musicais - faz jus ao nome e entrega principalmente um ótimo zouk para dançar juntinho, ou separdo tanto faz...
São 17 faixas, que não se perdem, vão em ritmo crescente, seduzindo os ouvidos, envolvendo seus quadris e mesmo não entendendo as línguas africanas que estão nas letras, a mistura com o português e o inglês fazem o entendimento rolar sem problemas. Destaque para muitas faixas. A Ola, que abre o cd, não poderia estar em outro lugar. Apresenta o que vem por aí com muita maestria, trata-se de sedução e o prazer de dançar, somente. Mas muito gostoso de ouvir. A próxima, Avec Toi, (JESUS!!!) uma das melhores coisas que já vi na vida., dona de um balanço impar dentro do cd. Só ouvindo para saber. Um Mas Um é zouk dos bons quase de raiz (quase viu?!), U Make me Sexy é a primeira que do álbum onde Marysa fez pensando no mercado internacional e ao contrário de muitos zouks por aí, não desanda. O sotaque afro-caribenho não se perde em meio ao desejo de alcançar espaços gringos. Impossível começa de forma banal, mas vai te conquistando, conquistando, cada batida aí o ouvinte está completamente entregue ao zouk básico, mas feito exatamente para balançar. Bo Mwen é a primeira com participação, o cantor Marin entra em ação para colorir esse zouk falando de amor e azaração. E a azaração é a moda "zoukana", devagar, mas chegando junto(!). A mistura com hip hop vem com Magia, faixa que a cantora divide os créditos com o cantor Elizio. O que poderia ficar ridículo (e fica com muita facilidade), homem fazendo voz sensual aliada a um "eco" gigantesco, transforma-se em algo realmente bom de se ouvir, além do hip hop não engolir o zouk, isso é importante frisar. Nha Amor, com Fanny J. The Only One, são lindas e corretas. Mas é com Tell Me que o álbum cresce ainda mais... A letra é quase que inteiramente em inglês, muito tristinha, mas o balanço (minha gente!) é fantástico. Deveria virar clip - achei descuido dos bons da cantora - pois é a uma das poucas letras dispotas na net em sites de todo mundo, inclusive em sites brasileiros. Nada Mas com Philip Monteiro, Ele (que descreve um amor intenso e quente (!)), Fotu (amor é inspiração, é devoção), Ali Marysa, Vini com Nichols - faixa que é mais um feat de Marysa - e Tcham Bai - que fecha o cd com gostinho de quero mais, são sem sombra de dúvidas as melhores do cd.
Na verdade o trabalho só tem uma faixa ruim, um kuduro/semba sei lá o que é aquilo de tão ruim e desproporcional  presente em um álbum quase perfeito. Mas de resto, é tudo maravilhoso, a voz da diva Marysa chega aos ouvidos suavemente, quem ouve nunca esquece e sempre quer mais. Marysa, Sensual um álbum inesquecível.

Nenhum comentário: