domingo, 18 de novembro de 2012

Você já ouviu falar em... DIA DE PRETO?



Dois Coelhos faz escola. Depois do cinema brasileiro "perder de vez" a vergonha de fazer comercio no trilho da arte, mas não deixar de fazer boa arte, alguns cineastas pegam na mão da produção que balançou os cinemas ano passado no Brasil e se jogam em outras histórias. Da para ver desde o início que DIA DE PRETO de Marcos Felipe é pop, ou se propõe a ser pop desde o início. Uma mistureba de tom fantastico, filme de ação, filme histórico, drama e muito mais coisa que aí só vendo. Desde já o filme está sendo vendido como produção feita com orçamento de curta metragem, patrocinado por iniciativas privadas e resultado de uma mistura de criatividade, orçamentos enxutos, saídas digitais leves e visão multicultural. Seja lá o que isso for, o site do filme me pareceu, para evitar confusão, explicar o conceito do filme tim tim por tim tim, mostrando seu tom politicamente corrento, apesar do seu tom rebelde... Até o titulo do filme eles dissecam, evidenciando que o mesmo poderia ser mau interpretado (!) antes mesmo de compreenderem o sentido do mesmo no filme. Mas eles preferiram arriscar. Santa coragem (!!).
Segundo o site "o título reunia as condições estabelecidas pelo trio de diretores, que decidiram bancar a ideia e encarar as possíveis críticas oriundas do desconhecimento ou ignorância em relação ao filme. Na trama, o personagem de Marcelo Batista vive um dia especialmente fantástico, literalmente indescritível, com tudo de bom, ruim, gostoso, maluco, assustador, tenso, relaxante e perigoso que a expressão pode significar, nos seus mais diferentes usos." (!!!). Tenho até medo com o tamanho da justificativa.
Ainda segundo o site, o filme é uma adaptação moderna da lenda brasileira do primeiro escravo alforriado do Brasil, o filme conta a história de um jovem negro lutando pela sua liberdade. Ele foge de seu patrão e de uma gangue sinistra, que procuram uma relíquia sagrada roubada: um sino de ouro histórico, peça valiosa que remonta ao Rio de Janeiro do Século XVII. Com suspense e humor, DIA DE PRETO conduz os espectadores sob o ponto de vista do protagonista durante um dia alucinante, cheio de contratempos e personagens bizarros. No fim dessa jornada de vida e morte, nosso herói acaba aprendendo que algumas histórias nunca terminam.
Lindo não?... Agora é só esperar até o dia 23 de Novembro (Semana da Consciencia Negra (!!!!)) para ver o resultado. Se vamos morder a língua ou presenciar mais um filme que pisa na bola quando o assunto é populção/cultura negra.

Clic AQUI para o site do filme.

Abaixo trailer de DIA DE PRETO.


Nenhum comentário: