domingo, 9 de novembro de 2014

A Comida de Nzinga, por Rita Assemany

Fotos: Cleiton Lima

Assisti pela primeira vez A Comida de Nzinga na sua primeira temporada. No antigo Teatro XVIII, junto ao renascimento do Teatro Negro em Salvador. A peça me chamou atenção por vários motivos. Primeiro pelo conteúdo, tratando de uma rainha africana com influencia direta aqui no Brasil. Segundo pelo elenco jovem e vigoroso. Terceiro por ser uma peça onde o coro NÃO é feito para enfeitar, ou mais um personagem da peça, o coro É a peça. Quarto por a peça visualmente ser linda e simples. E quinto e último... A cena das batalhas feitas em sapateado. Tive vontade na época de gritar... e gritei no teatro! Era fantástico ver tudo.
A peça revolucionou pelo seu conteúdo e por ser um projeto com atores jovens que falava para todos. Era uma peça sobre o passado, de forma jovem, distribuindo grande energia pelo palco.
Sete anos depois, Nzinga retorna com reformulação do elenco e parte da equipe técnica. Passando pelos teatros da cidade em uma turnê que fez os 4 cantos de Salvador ver a história da Rainha do Ndongo. Estão lá o texto de Aninha Franco e Marcos Dias, que mescla o tom histórico com sua visão atual dos dilemas da mulher e também sobre racismo. A direção de Rita Assemany que mantém os dois personagens principais da peça (Nzinga e o Coro) unidos e fortes. A voz de Virginia Rodrigues em off belíssima como sempre. As coreógrafas Cibele Brandão (sapateado) e Ceiça do Amor Divino (preparação corporal e coreografias) que executam novamente um ótimo trabalho. O fabuloso e colorido figurino de Miguel Carvalho e o cenário de Hamilton Alves simples e com impacto impressionante. E é claro Clara Paixão que retorna ao papel título do espetáculo com força e brilho que a personagem precisa. Até quando sorri o movimento é carregado de força!


A reformulação total efetiva desta nova montagem é o coro da peça. Feito por jovens atores, mas quem acompanha a cena teatral de Salvador, já viu cada um deles em outras montagens. Ou seja, são jovens, mas experiência eles tem. Alguns, vasta experiência! Raimundo Moura Leo Santis (Gaiola O Caçador de Solidão), Guilherme Silva (Breve), Bruno Roma (Mar Morto), Daniele Anatólio (Ponto Negro em Tela Branca), Diogo Teixeira (Casulo), Fernanda Silva (Conspiração dos Alfaiates), Josi Acosta (A Conferencia), Kadu Fragoso (Engenho K), Pedro Albuquerque (Domingo No Parque), Miriam Sampaio (Opera do Malandro) e Nadja Occioly carregam o espetáculo narrando com maestria a história da grande rainha.
A experiência de ver A Comida de Nzinga no Espaço Cultural Barroquinha também deve ser ressaltada. O lugar é incrível para o espetáculo, por mais que o cenário pareça compresso no palco pequeno do teatro, a forma do espaço cultural, que é dentro do que foi as ruinas de uma igreja, acrescenta e muito o clima do texto. Principalmente quando Nzinga se “torna portuguesa” e católica. O impacto da história da igreja construída por negros escravizados e uma rainha africana “tornando-se” branca é muito forte. Fora que o espaço restaurado contribui e muito para a cenografia.


Escrito por Aninha Franco e Marcos Dias, o texto de A Comida de Nzinga é ágil. Mistura muito bem as referencias africanas e a baianidade nossa de cada dia em um só lugar. Os autores sabem que a diferença entre África e Bahia é quase nula e que a gente vista lá não é diferente do povo daqui. Apesar disso, o texto escorrega em um ponto: a forma como fala sobre a escravidão de negro para negro. De africano para africano.
Nzinga foi rainha de uma civilização grandiosa, toda civilização grandiosa antiga utilizou da escravidão. O problema é justamente o porque. Em um tempo onde AINDA se discute muito a “contradição” de negros que escravizaram outros negros, os autores, perderam oportunidade enorme de discutir isso pela primeira vez no teatro baiano de forma aprofundada. Digo isso, pois o texto é cheio de correlações entre a visão do passado “pelo passado” e a visão do mesmo por nós que estamos no presente.
Kia Mbandi é citado no texto pois “se aliou aos muzundu português pra trocar seus escravos por cachaça e fumos brasileiros” (Cena 8). Não é explicado no texto o por que isso. Por que um negro dava seu povo negro para outro fazer de escravo? Estamos falando de um texto em que, muito mais que se viva a situação, as personagens narram as histórias. Por que não responder essa pergunta de forma contundente, como o texto responde varias incógnitas na vida da Rainha? Porque foi uma escolha dos autores ué! Mas perderam uma oportunidade única de responder questionamentos como: Por que um negro escravizou outro negro? Por que eles entregavam o povo negro para o povo branco europeu? A escravidão africana compartilhava da mesma ideologia da europeia? Quais as diferenças? De africano para africano existia a coisificação do ser humano como na escravidão europeia?... Nzinga chama o irmão de fraco, logo depois ele não aguenta a força portuguesa indo pedir ajuda a ela e em seguida é relatado que ele ainda escraviza seus irmãos. As intenções dos personagens são históricas e pouco exploradas pelo texto. Fora que ela também é dona de atitudes discutíveis. Pois toda heroina/heroi é composta de contradições e é justamente isso que os humaniza. Nesse ponto o texto coloca os personagens no arquétipo bom/ruim. Desenvolver o tema, seria uma forma de “calar a boca” de muito liberal frustrado que insiste em dizer que escravidão é tudo a mesma coisa e que nós negros também castigamos nosso próprio povo...


E a cena do sapateado onde a batalha de Nzinga vs os Muzundu é mostrada continua impressionante e o ponto chave do espetáculo. Onde elenco se entrega por inteiro. As frases de efeito soltas por Nzinga e a movimentação do elenco... não tem como não se impressionar. Com certeza uma das soluções mais bem feitas do teatro baiano atual. E no tempo onde as soluções dos diretores são resumidas a projeções em telões, ver um teatro analogicamente criativo é um alivio!

Vale a pena ver Nzinga reinar! Junto a ela, reina o público pois aprende, compartilha sentimentos, vê a luta de si mostrada por um outro parecido nos palcos. Vê e sonha! Nzinga tem fome, mas a cada espetáculo nos dá muito que comer!







Nenhum comentário: