terça-feira, 8 de dezembro de 2009

DE MAURICIO PESTANA: VIOLENCIA HISTORICA.

Revistas em quadrinhos com bons personagens negros que elas quase não existem disso todo mundo sabe. Revistas em quadrinhos com bons personagens negros aqui no Brasil, é para disputar a quebra pau um exemplar. Mas como para toda regra existe uma exceção, Mauricio Pestana publicitário, cartunista, escritor e roteirista de mão cheia, também um dos editores da revista Raça (a nova!) tem um trabalho primoroso junto aos cartuns e diverte o publico com critica, humor e muito talento com os seus desenhos.

Trago desta vez a 2º Edição da “revistona” VIOLENCIA HISTORICA. Retratada em preto e branco conta a historia de Husani, que é morto logo na primeira tira de quadrinho e é levado ao seu passado por Omolu para reconhecer sua trajetória e a de seus ancestrais, desde os acontecimentos na África até aqui no Brasil com a escravidão e demais problemas.

A historia é levada de maneira leve e com discurso bem engajado. De forma simples resumi relações raciais, fatos históricos e passa pelo tempo com muita agilidade. Cumpre os eu papel enquanto provocadora do processo de discussão. Só não concordei com a capa: acho ela muito pesada, para ser trabalhada por exemplo nas escolas, já que trata de um material pedagógico bom para nortear discussões em sala (desculpem mas sou professor e adoro cultura em geral aliada a sala de aula!!! Hehehe).

Mauricio mesmo com primoroso trabalho recebe criticas, muita das vezes sem fundamento. Uma delas é que seu texto é militante demais. Não acho, tudo que vi, desde tarjas soltas, ate historias completas é de uma criticidade incrível e muito bem feita. Um outro ponto que dizem é que seu traço evidencia um estereotipo de negro com traços fortes, nariz achatado, pele extremamente escura, bocão... O que tem problemas com isso? Os negros são dessa forma! Querem o que afinal de contas, negros com traços finos? – Nossa nunca mais usei esta expressão, “negro de traços finos”, enterrei ela junto com a década de 90, onde ela era muito usada!!!! A única minha é o preço salgadíssimo da revista, R4 18,00!!!!!!!!!

Para quem duvida da credibilidade e da força dos argumentos nas tarjas de Pestana, fica o prefacio da segunda edição que tenho em casa. é de nada mais, nada menos que Sueli Carneiro, para mim exemplo de liderança negra aqui no Brasil. além disso para ver mais do seu trabalho Mauricio tem um site: http://www.mauriciopestana.com.br/ onde estão disponíveis muita coisa que ele faz além do mundo dos quadrinhos. É para ler mais de uma vez e passar em frente a historia maravilhosa de Husani e os outros trabalho de Mauricio, este cartunista extremamente comprometido com um belo trabalho.

Nenhum comentário: