domingo, 31 de janeiro de 2010

BLU-RAY, CODINOME PERIGO?...

Não sou a favor da pirataria. Sou a favor que os produtores de cinema, teatro, musica e que formulam outras artes vedam suas obras a um custo accessível à população em geral. A velha desculpa que um cd custava tão caro por conta de todo o arsenal que é preciso para produzi-lo veio a baixo com o crescimento da pirataria e as lojas de departamento (no começo) e também as lojas especializadas em dvds/CDs/livros vendendo tudo a um custo baixíssimo.

Mas foi preciso que a pirataria crescesse substancialmente para que a população em geral tivesse contato com a cultura. Hoje tudo pode ser conhecido como cultura de massa, mesmo que não seja exatamente feito para este objetivo. Está tudo ali, ao alcance das mãos, somente um click e pronto. Mas como nem tudo são flores e a indústria desenvolve tecnologias a todo momento para se recompor dos prejuízos causados pela pirataria, existe uma luz no fim do túnel – para eles os produtores – e o final para nós consumidores. O blu-ray.

Ok, ele tem mais qualidade de imagem, mais qualidade de som que uma mídia de dvd comum. Ok, ele é mais resistente que o as mídias que circulam no mercado nos dias de hoje, mas ele também está sendo incentivado a compra não somente por conta de seus atributos ao consumidor e sim pelo auxílio que vai dar a quem produz e a industria como um todo.

Primeiro que o aparelho de blu Ray não lê filme pirata. Ele lê também o dvd, mas a mídia que os camelos e afins usam para gravar seus filmes não se acopla ao sistema do novo aparelho. Segundo, já reparou que o aparelho de dvd ta barato?... tem deles que chega a custa menos de 100 reais. Instantaneamente o blu-ray também esta baixando de preço e você em breve – como aconteceu com o vídeo cassete – vai precisar comprar outro aparelho, pois locadoras e lojas vão se adaptar – garanto que com um sorriso no rosto – a nova mídia. Terceiro como o blu-Ray (ainda!!!) não é “pirateável”, garanto que o preço da cultura e da informação vai começar a subir dentro em breve. Não duvido nada que a industria cultural vai começar a separar seus produtos em categorias, subir os preços e a informação novamente vai pegar no bolso do brasileiro.

Será que em breve filmes, musicas, livros não vão ser mais acessíveis? O blu-Ray fará sentido e a população que nunca teve contato com a cultura por conta do preço vai ficar a mercê?... Não sabemos. Enquanto posto aqui para vocês, meu visinho ouve nas alturas um cd de mp3 da Banda Reflexo – banda oitentista de musica afro daqui da Bahia. Advindo de um camelo que comprou a idéia de um cara que juntou todos as musicas que encontrou na net e comercializou tudo por R$ 4,00! Fico pensando... Se alguma produtora atualmente resolvesse fazer algo ao menos parecido, no mínimo ele teria que embolsar uns R$ 30,00 para adquirir o mesmo feito. Com certeza ele não estaria ouvindo...

Nenhum comentário: