segunda-feira, 5 de abril de 2010

O LIVRO DE ELI.

Denzel Washington é um ator de múltiplas faces. Disso todo mundo sabe. Por mais que seja famoso, de sua figura como astro seja forte, ele sempre convence o espectador de que o que está fazendo é mais que uma simples interpretação. É um grande ator sem duvida. Infelizmente O Livro de Eli ainda não é o que podemos dizer de um grande filme, como Malcom X, ou Huricane – O Furação. Mas isso não afeta muito o resultado do mesmo. Este Livro de Eli foi otimamente bem nas bilheterias, tanto nos EUA quanto pelo mundo afora. Não necessariamente pelo carisma de Denzel, que não é um ator muito bem visto, por exemplo, em algumas partes do Oriente, mas por conta da trama que envolve uma propaganda muito bem vinda ao cristianismo.

O filme conta a historia de Eli, um andarilho solitário que vaga pelos EUA depois que uma guerra com alguns toques divinos acaba com o mundo. Algumas pessoas sobrevivem e desde então se vêem obrigadas a sobreviver da forma mais violenta possível. Eli, ao contrário dos outros poucos habitantes não quer apenas sobreviver, ele anda em direção ao Oeste com o objetivo de proteger e entregar um livro que não pode de forma algum cair em mãos erradas. Que livro é esse? Descubra! Se não estrago muita coisa... A partir daí, o bolo da história é recheada por lutas coreografadas, violência estilosa, piegismo de primeira categoria, figurinos clichê de fim do mundo e a tal propaganda indireta das lições do cristianismo. Na verdade trata-se de uma mistura de Mad Max mais pitadas calorosas de religião.

O filme é bom. Não vai mudar a sua vida, não mudou a minha, um pouco a de Denzel, já que o filme foi bem quisto pelo publico em geral. Mas tem algo louco ali dentro de toda aquela mistura... É violento e ao mesmo tempo puritano demais. O carisma e a boa interpretação de Denzel às vezes afasta este aspecto do filme e às vezes não. Mas se seu objetivo for ver um filme bom, regado a baldes de pipoca e depois sair com os amigos para comer uma pizza, O Livro de Eli é uma ótima pedida. Nada demais disso

Nenhum comentário: