quarta-feira, 31 de março de 2010

A VITÓRIA NO BIG BROTHER BRASIL 10.

Não consigo ver a vitoria ontem do participante do BBB 10 como algo extremamente negativo. Em minha opinião, trata-se de um soco no estômago de proporções gigantescas no brasileiro que achava que o país estava melhorando... Pode até estar, mas a passos lentos.

Abri hoje, vários sites de vários movimentos sociais e alguns deles se posicionavam decepcionados com a vitoria do participante do programa. Chega a ser engraçado até as palavras surpresas, ou de indignação ao movimento da nação brasileira que votou maciçamente por um candidato que fazia declarações do tipo “homem que gosta de mulher não pega AIDS” ou afirmar que iria quebrar o dedo de outra participante, que tem uma suástica tatuada, mas não se diz neo nazista.

Por que o espanto? Este é o típico brasileiro que vem rondando o país desde os tempos do “descobrimento”, nossa identidade é formada por isso. Quem acompanhava o programa percebeu muito bem que o participante se adequou, até onde era possível, a tolerância e ao politicamente correto. Mostrava que mudava, que compreendia, mas atacava na hora certa para dizer o quanto não era compreendido dentro da casa e fora dela também. Dizia tudo e ao mesmo tempo não dizia nada. E aqui fora virou o “homem de atitude”, “nosso herói”, “brasileiro nato”, “injustiçado”, “tolerante” e finalmente campeão.

Mas o Brasil está acostumado de acobertar as coisas. O BBB 10 deu ao país a noção assumida que este é hipócrita, que tem seus pré conceitos (ou conceitos muito bem formulados) e finge que não os tem, na hora certa. Pois o brasileiro sim é o povo, a meu ver, mais hipócrita do mundo. É racista, homofobico, sexista, machista, dentre outros e não assume de jeito nenhum que o culpado das mazelas do outro é sim ele, às vezes. Faz até mais, convence o Outro que ele é o culpado pelo pré conceito que o dilacera, que este é complexado, diminuindo assim sua responsabilidade nas moléstias do Outro. por isso vemos frases no Brasil como “O próprio preto tem preconceito contra ele mesmo”...

Contra este movimento de hipocrisia nacional e também contra qualquer tipo de preconceito os movimentos sociais se posicionam, lutam, gritam até para serem ouvidos. Mas não se dão conta de que se deixam levar (ou são cercados até) pela hipocrisia. Como assim? Já que o brasileiro é um sujeito hipócrita, ele nunca vai transparecer suas opiniões sobre minorias marginalizadas ou maiorias subalternas... Principalmente se estes sujeitos “subordinados” estiverem no comando de um determinado movimento social. Sendo mais didático: branco racista nenhum vai dilacerar seu racismo com um negro que trabalha em ONG contra o racismo, pois sabe que este tem as ferramentas certas para fazer com que a violência verbal ou física seja punida.

Nesse movimento impera o silencio, o sujeito preconceituoso fica quieto não podendo opinar de forma verdadeira e o outro acha que está tudo bem com a sociedade, mas não se da conta que seu cargo, sua posição o coloca em um outro patamar diferente daqueles que são iguais a ele.

A vitoria no BBB 10 ontem fez brilhar estes dois movimentos. O preconceituoso que se viu representado por um sujeito que achava, mas não dizia tudo o que queria, ou dizia às vezes, ma só às vezes. E outro que tinha certeza que o participante iria perder por conta que o politicamente correto e o bom sempre vencem... Nem sempre! O Brasil venceu o BBB 10 e levou bem mais que um milhão e meio pra casa... Levou um alto retrato!...

Nenhum comentário: