sábado, 19 de junho de 2010

Mãos Talentosas - A História de Ben Carson

Qual foi o último filme de Cuba Gooding Jr que você viu estrear nos cinemas no Brasil? Norbit, O Gangster? Os dois estrearam em 2007, ao contrário de quase todos os outros lançamentos de Cuba que foram, no Brasil, diretamente para DVD. O que aconteceu com o astro em ascensão que ganhou, nos longínquos 1996, o Oscar de melhor ator coadjuvante por JerryMaguire? O que fez ele seguir o mercado de DVDs dominado por Steven Seagals e Van Dames da vida?

Não que isso signifique necessariamente fracasso na carreira. Quase todos os meses chega as locadoras um filme estrelado por Cuba Gooding Jr e nesse caminho, por exemplo, ele já trabalhou com gente importante como Lee Daniels, diretor de PRECIOSA, e também viveu personalidades negras estadunidenses como neste Mãos Talentosas - A História de Ben Carson. Cuba tornou-se o rei do mercado DVD no Brasil e seus filmes, por algum motivo, chegam aqui somente na telinha, fazendo com que seu talento não seja reconhecido em tela grande. E os filmes dele não são todos ruins. Gente como Eddie Murphy lança ano após ano exemplares de filmes horrendos e todos (!!!) chegam ao cinemas sem dó nem piedade. Para você ver o último filme bom de Eddie nos cinemas foi DreamGirls, isso faz tempo já. Nem todo mundo tem o cacife de Denzel Washington que traz sempre exemplares bons para seu público cativo aqui no Brasil.

Voltando a Cuba Gooding Jr, este Mãos Talentosas - A História de Ben Carson também só veio ao Brasil disponível em vídeo. Infelizmente, tenho que dizer que não era digno de chegar aos cinemas, não que seja ruim, trata-se de um filme, feito para televisão bom e só. O filme conta a história do médico Ben Carson (ao lado do ator na foto postada), desde sua infância difícil em Detroit até quando faz sua grande operação mudando drasticamente o mundo da neuro cirurgia.

É um filme simples, com seu protagonista sendo interpretado de forma segura por Cuba. O roteiro na verdade passa boa parte do tempo concentrando-se na infância e adolescência do médico e no papel da sua mãe como base fundamental para seu crescimento enquanto homem e estudante exemplares. Aliás, esta personagem é o grande trunfo do filme, interpretada pela atriz Kimberly Elise (O Diário de Uma Louca/ A Bem Amada/ Sob o Domínio do Mal). A mãe de Ben brilha a cada momento. A atriz faz toda a interpretação de uma forma extremamente contida, sem precisar de exageros para sobressair-se em cena. Tem, a seu favor, as melhores frases do texto e os grandes momentos do filme também.

O filme só tem um defeito, crucial até. Não sabe se opta em contar a historia do grande médico, ou a historia dele através do ponto de vista da mãe. No primeiro ato do filme, muitas vezes dar-se atenção demais a mãe e isso não seria problema, se no segundo ato o filme continuasse assim, já vimos isso dar (e muito!) certo em Os 2 Filhos de Francisco. Mas no segundo ato a mãe do médico quase some e o filme dá mais importância nos feitos dele como cirurgião.

Mãos Talentosas - A História de Ben Carson é um filme bom. As lições da mãe de Carson são ótimas, o filme centra-se também na fé em Deus que ela passa aos seus filhos e passa voando pelas dificuldades e conflitos existentes na vida real de Carson. Se um filme simples, sem mirabolantes reviravoltas e grandiosas atuações te satisfaz, Mãos Talentosas - A História de Ben Carson é uma boa pedida. Fica também a dica para conferir a carreira de Cuba Gooding Jr em DVD, não é toda de se jogar fora.

Nenhum comentário: