segunda-feira, 12 de julho de 2010

Os 10 melhores diretores negros em atividade...

Steven Spielberg, George Lucas, Pedro Almodóvar, Glauber Rocha... Os grandes nomes na direção por trás das grandes produções são geralmente de homens brancos. Isso é nítido, não precisa ser amante da sétima arte para saber que aqueles que comandam cinema estão longe de serem negros. Mas o mundo do cinema também é feito de surpresas. A seguir a lista dos 10 mais influentes do cinema negro (ou não) em minha opinião. Engajados ou não, os cineastas negros estão aí mostrando seu trabalho, fazendo bom cinema e remando contra a maré...

Spike Lee. Uma escolha óbvia. É o que mais dirige, o que mais incomoda, o mais famoso entre os diretores negros, o que tem uma filmografia quase perfeita. Spike é amado e odiado por ser ótimo. Inflado até não querer mais, ele expõe das formas mais diversas possíveis como o racismo atinge a população negra, mas também a branca nos EUA e por que não no resto do mundo. Já fez de um tudo, filme histórico, comédia, policial, filme de assalto, filme de guerra, documentário, épico, já concorreu ao Oscar, comprou briga com Clint Esterwood, revelou talentos hoje super reconhecidos como Queen Latifah, Helly Berry, Eddie Murphy, Martin Laurence, Wesley Snipes, Jonh Turturo, é amigo do cineasta Martin Scorsese, é hiper criativo, já dirigiu dois clipes de Michael Jackson. Ou seja, é nada mais nada menos que O cara!

John Singleton. Único cineasta negro além de Lee Daniels a concorrer ao Oscar de melhor diretor em 1992 por Os Donos da Rua – que também concorreu a melhor roteiro. Não ganhou o Oscar, mas acabou vencendo a categoria de melhor diretor estreante no MTV Movie Awards – a única categoria que se pode levar a sério no premio de cinema da MTV. São deles também, Shaft –O filme, refilmagem da sucesso da blackspotation dos anos 70/80, + Velozes + Furiosos (sem comentários!) e o drama policial Quatro Irmãos.

Gina Prince Bythewood. Todo mundo sabe que o mundo da direção é comandado a mãos de ferro pelo poder masculino. Diretoras? Existem poucas. Diretoras negras? Ai, ai. É melhor nem comentar. Mas como toda regra tem exceção, Gina aparece com o ar da sua graça e talento. Tem três filmes no currículo, o drama A Vida Secreta das Abelhas, o romance de basquete Além dos Limites e o drama romântico com Wesley Snipes Sem Vestígios.

Patrik Ian Polk. Diretor, produtor, escritor, ator, editor, ele faz de tudo um pouco. Além de tudo é gay. Por que isso interessa? Por que seus trabalhos têm haver com sexualidade e são muito bem feitos. Filmes ele tem três no currículo: a comédia Punks, a comedia dramática Licks e a versão filmica da serie de sucesso de sua criação Noah Arc – Jumping the Broom. Seus trabalhos são bem “circuito alternativo”, mas Noah foi seu passo mais comercial.

Tyler Perry. Quem acompanha este blog sabe o quanto gosto do trabalho deste diretor. Na verdade gosto muito mais no incomodo que ele provoca do que suas produções em si. Perry é poderoso, seus filmes geralmente arrecadam em torno de 50 milhões de dólares, ele tem seu próprio estúdio, tem contrato também firmado com a Lion Gate Estúdios (uma das “novas” pequenas notáveis do cinema norte americano), é dramaturgo também, ataca de produtor e olha que ele faz cinema para um público restrito: negros norte americanos classe média e geralmente cristãos. Recentemente apareceu no Oscar deste ano provocando a sua presença em plena cerimônia da estatueta dourada mais cobiçada do cinema. Foi também produtor de Preciosa – Uma História de Esperança.

Os Irmãos Hughes. Não dá pra falar muito desses dois rapazes separados. Eles brilharam juntos em Perigo Para Sociedade drama de 1992. Três anos depois estavam novamente nas telas com Ambição em Alta Voltagem tocando na ferida da guerra do Vietnã nunca superada pelos norte americanos. No novo século vieram com recriação dos quadrinhos de Alan Moore em Do Inferno com Johnny Deep e mais recentemente dirigiram Denzel Washington no filme ação/cristão/apocalíptico O Livro de Eli. Esses meninos têm talento.

Lee Daniels. Ele na verdade é uma forte promessa, mas não é de hoje que vem mostrando seu talento. Fez o filme independente evento, bancado por Telly Perry e Oprah Winfrey, Preciosa – Uma História de Esperança e concorreu a categoria de melhor diretor. Se ganhasse seria o primeiro negro a levar a estatueta. Também dirigiu o drama de ação Matadores de Aluguel em 2005 com Cuba Gooding Jr. É dele também o feito de ter contratado Helly Berry para o filme A Última Ceia pelo qual ela ganhou o Oscar em 2001.

Joel Zito Araújo. Não poderia estar de fora não é mesmo? Um dos poucos cineastas negros no Brasil que consegue colocar seus filmes em circuito, mesmo que restrito. Tem filmes nas costas que já nasceram clássicos, para o bem ou para o mal do cinema. A Negação do Brasil é um trabalho exemplar, junto com o curta (super visto) Vista Minha Pele. Só derrapou na verdade com a chance de termos cinema negro de ficção de qualidade aqui no Brasil. As Filhas do Vento promete, promete, promete ser um grande filme, mas não chega a ser muita coisa...

F. Gary Gray. Um grande nome escondido pelo tamanho de suas produções. Seu filme de estréia, Sexta Feira em Apuros (1995) revelou gente como Ice Cube, Chris Tuker e Regina King. Três anos depois, comandou a grande produção A Negociação que juntava Samuel L. Jackson e Kevin Spacey. Foi produtor do primeiro Em Nome do Jogo (filme que não gostei muito) e diretor do segundo. Também fez Uma Saída de Mestre, filme cotado para ter continuação em breve. Ano passado chegou aos cinemas com Código de Conduta dirigindo Jamie Foxx e Gerard Butler.

George Tillman Jr. Apesar de se destacar muito mais como produtor, sua carreira como diretor também não vai mal. Estreou com Alimento da Alma típico drama familiar com Venssa Willians e Vivia A Fox. Depois dirigiu Robert De Niro e Cuba Gooding Jr em Homens de Honra e em 2009 comandou Notorius – Nenhum Sonho é Grande Demais, biografia de Christopher Wallace que deixou a vida miserável para ser um dos maiores nomes do rap norte americano. Esse ano produziu o primeiro filme do cantor Chris Brown intitulado Phenom.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, boa iniciativa, criar um blog sobre cinema negro.
Sobre os Diretores, acho que nao podemos deixar de mencionar Bill duke. Dê uma pesquisada sobre. Infelizmente nao ha muitos filmes dele em português, mas está aí uma tarefa importante.

Qqr iniciativa, se eu puder ajudar, estou as ordens. -
Celso jr
jhuniors@hotmail.com

Anônimo disse...

Bacana o blog, cai nele pela busca, no post dos diretos negros, pq pouco se conhece além de spike lee. Curti o ativismo, muitos paradigmas vem de casa mesmo e pessoas que tem pele branca (como eu) nem nos damos conta. Mais uma vez parabéns, continue com a luta, um abraço!

Filipe Harpo disse...

Obrigado pelas visitas e pela dica Celso Jr e pro anônimo tmb rs