quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aperte o Play??????... Neyma - Ola Neyma


Meses atrás, estava assitindo uma aula de uma professora moçambicana que falava sobre música no continente africano. Ela explanava sobre o quanto a música de origem africana é diferente do Brasil, não só na obviedade do ritmo, mas também da relacão das pessoas com a música e da música com o mercado interno e externo. Ela falou em um certo momento sobre o zouk, que adoro, de alguns cantores e das estratégias que os cantores tem para ter seus singles mais divulgados em todo continente - por exemplo, de uma música ser cantanda em várias linguas, a primeira estrofe cantada em uma, o refrão em outra, assim uma só música chega a vários locais em menos tempo. No meio da aula, inventei de citar uma cantora moçambicana chamada Neyma. Lembro como se fosse hoje, a professora olhou pra mim como se dissesse "Você gosta daquilo?". eu ri tanto com o olhar dela e ela nem deu atenção a minha citação. Bem, mesmo tentando perdoar seus exageros Neyma é brega! MUITO BREGA! E nem vem com essa história que meu olhar é ocidentalizado, que estou acostumado com clips americanos e só... Nada disso. Neyma é bom... pra fazer rir... Brenda Fassie, por exemplo, é ótimo e muito diferente de qualquer coisa que vi exportada dos EUA, por sinal quando citei esta última parece que recuperei minha moral frente a professora, pois ela exibiu um sorriso farto.

Já falei de Neyma aqui no primeiro post do Apert o Play??? e agora volto com seu mais novo trabalho... Ela largou o escovão, fez umas plásticas, uma bela lipo, emagreceu bastante tanto que agora exibe a barriguinha sarada, apostou mais uma vez na coreografia bizarra, no visu exército da salvação, esticou uma parte do rosto que não devia... E continua brega! Massa é que ela agora canta em portugues. Destaque para a parte que ela canta: Tu não estás mais no MSN/ nem nos emails/ não aguento com tanta carga/ meu coração bate/ bate/ alarga... Preferia ouvi-la cantando em outra lingua. Pelo menos não entendia nada e me concentrava na swingueira...

Nenhum comentário: