segunda-feira, 11 de outubro de 2010

OS MAIORES TRIOS MUSICAIS NEGROS DE TODOS OS TEMPOS...

The Supremes. Esse foi o precursor de qualquer trio feminino ou grupo feminino da musica norte americana. De 1959 a 1977 o trio fez um sucesso incrível e revelou a diva Diana Ross para todo o mundo. Começou como quarteto e terminou como trio e as brigas de ego das componentes – principalmente Sra. Ross – rondavam os bastidores. Foi um dos grupos responsáveis por difundir a cultura negra junto aos brancos norte americanos chegando a se apresentar em lugares antes proibidos aos negros
MAIOR FEITO: Sem a ousadia do the Supremes todos os grupos abaixo poderiam não existir...

Destiny Child. Formado por Béyonce Knowles, Kelly Rowland e Michelle Willians marcou toda uma geracão no fim da decada de 90 começo dos anos 2000. Teve inúmeras formações, brigas de bastidores com saídas e entradas de componentes, já ganharam estrela na calçada da fama, é o grupo feminino que mais vendeu albuns nos EUA, tem 4 albuns lançados e muitos sucessos em primeiro lugar. Explodiram com No No No – hit insuportável na minha opinião – e depois só alegria com sucesso em trilhas sonoras, além de hits próprios que tocam em Ipods espalhados por todo o mundo até hoje. Com o fim do grupo suas componentes engataram três bem sucedidas carreiras solos com estilos diferentes uma da outra.
MAIOR FEITO: O hit Lose My Breath e o álbum Survivor, o melhor dos 4 que não pára um segundo se quer.

Imagination. Trio da disco music formado por homens. Conheci o Imagination por causa de um DVD aqui em casa que reúne grandes grupos da época disco. Justamente este nasceu na década de 80, onde a disco music já não fazia mais tanto alarde assim. Mas mesmo com este probleminha, este trio fez historia com os sucessos Change e State of Love.
MAIOR FEITO: Dar pinta – muuuuuuuuuuita pinta – nas suas apresentações. O trio fazia e acontecia no palco e foi um dos responsáveis por difundir uma performace gay junto a artistas como o cantor Sylvester e o grupo Village People.
As Sublimes. Poderia ser chamado de imitação tupiniquim de The Supremes. E era! Dono de um sucesso efêmero as meninas, isabel Fillardis, Karla Prietto e Lílian Valeska, engataram um hit... Boneca de Fogo (No elevador/ pelo corredor/explodindo de prazer/ sou tua boneca de fogo... febre na época!!!) com muita sensualidade e depois desapareceram do cenário da música nacional. Isabel está ai até hoje, mas como atriz.
MAIOR FEITO: Sobreviverem em 1993!!! A televisão no Brasil era muito mais branca que atualmente. As pessoas chegavam a tomar um susto quando elas se apresentavam em programas de TV, pois todo mundo esperava cantoras brancas entrando no set, pois isso era normalíssimo na época.

DreamGirls. Trio fictício feito para o musical homônimo. Inspirado na the Supremes (olha elas de novo!), tanto no teatro como no cinema o trio fez um enorme sucesso e ultrapassou as barreiras engatando hits até hoje muito executados como Move e And I'm Telling You, I'm Not Going! O filme concorreu a vários premios, quase resgatou a carreira de Eddie Murphy, pois ele mesmo a destruiu depois... e deu a Beyonce o direito de fazer um filme realmente bom em sua carreira como atriz.
MAIOR FEITO: ter revelado para o mundo Jeniffer Holiday (teatro) e Jeniffer Hudson (filme). Já as ouviram cantar? Vai procurar no you tube as duas AGORA. Uma tem um vozeirão que arrebenta e é precursora da drag music no mundo inteiro, a outra foi vice campeã do Idolos americano, mas conseguiu mais projeção do que qualquer outro na mídia.

Le Desess. Esse daqui é Frances, mas sua historia é bem parecida com a de qualquer grupo formado por meninas norte americano. Era um quarteto, que logo se transformou em trio, engatou um monte de sucessos e suas cantoras agora estão em carreira solo com o fim do grupo. Ah destino cruel! O que diferencia dos outros trios é que este canta zouk, misturando o ritmo afro caribenho a vertentes do hip hop e também do rap. Tudo feito na verdade para a vocalista principal brilhar mais que as outras duas e depois seguir carreira solo de sucesso.
MELHOR FEITO: A musica On A Changé. Primeiro hit do trio bastante executado. E só.

TLC. Concorrente direto das Destiny Child. Surgiu em 1991 e fez sucesso antes das meninas comandadas por Beyonce. Acabou se desfazendo por conta da morte de uma das suas componentes, Lisa Lopes, e encerraram suas atividades dois anos depois. Venderam 22 milhões de copias só nos EUA. O TLC estava em tudo quanto era canto, mas diferente das Destiny não estavam envoltas a todo momento em escandalos e mais confusoes por conta da saida de componente aqui e ali. Tinham tudo para ser ainda um dos melhores trios femininos de todos os tempos, mas infelizmente não deu. Elas mesmo decidiram parar depois da morte de Lisa.
MAIOR FEITO: O sucesso No Scrubs com clip bem simpatico...

The Fugees. Conhecido como o trio que revelou o talento primoroso da cantora Laurin Hill. Super popular durante a década de 90, cantando hip hop, tem 4 albuns lançados e hits como "Killing Me Softly" (1996) total febre no ano que foi lançado. Passava em tudo quanto era radio, até deixavam de tocar pagode pra passar essa música. Era daquele tipo de hit que tinha em tudo quanto era versão. Até na Joven Pan tocava remixada. Depois, Laurin foi trilhar carreira solo e está fazendo muito sucesso hoje muito obrigado.
MAIOR FEITO: Eu repito: revelar o talento primoroso de Laurin Hill.

The Odyssey. Esse daqui eram formados por irmãos. Três irmãos. Fizeram sucesso misturando Black music de várias vertentes com a disco que já era na época febre. Going Back to My Roots foi um de seus maiores sucessos e o grupo tinha bastante balanço.
MAIOR FEITO: Apesar de Going Back to My Roots, o marco do Odyssey para mim é Use It Up And Wear It Out, muito boa, dançante e com letra basicamente dando indicações para dança... 1, 2 , 3 shake boddy now...

3 comentários:

Rodrigo disse...

As Sublimes emplacaram 'Tyson Free' (música sobre Mike Tyson), 'Menina Mulher da Pele Preta', 'Stop' e 'A Última Ilusão' do primeiro cd. Todas tocadas exaustivamente nas rádios e apresentações na televisão. Do segundo disco tem 'Eu Queria Um amor', 'Só Pra Ser', 'Menos Carnaval', 'Mais que hoje', 'Dizem' e 'Posso te amar'. Talvez a forma como a divulgação foi feita que foi diferente. Mas todas essas músicas tocaram demais nas rádios.

Filipe Harpo disse...

OK OK! Errata do leitor aí em cima! Obrigado pela ajuda/correção! rsrsr

Deise disse...

Dancei muito "Going Back to My Roots",e até hoje é impossível ouvir e ficar parado,demais!