segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Raízes de Alex Haley.

Dia desses ouvi, em mais uma roda de amigos em mesa de bar, que os atores negros não deveriam aceitar fazer papel de escravo. Esse seria um dos passos importantes para que a dramaturgia nacional tomasse vergonha na cara e tratasse os negros de forma digna. Locuras a parte, este pensamento digamos... pitoresco... me fez lembrar de uma série antiga, nos longiquos 1977, mais precisamente em 27 de janeiro deste ano, quando estreava em territorio americano a serie televisiva Raizes baseado no livro de grande sucesso de Alex Haley, o mesmo da biografia de Malcolm X.

Certa vez, quando ainda estava na universidade, ouvi falar de uma série que contava a história do jovem Kunta Kintê que é capturado por caçadores de escravos na África e trazido a força para a América. A partir deste pequeno mote, a historia acompanha a saga dos descendetes de Kunta até chegar a vida do autor da obra, seis gerações depois. A história mistura ficção e realidade em um trabalho de pesquisa por parte do autor incrível.

Para a época e ainda hoje, Raizes tornou-se um produto revolucionário. A ABC produtora da serie, por conta do sucesso do livro resolveu fazer a série, mas temia o fracasso total da trama junto aos telespectadores. Resolveu então passar tudo de uma só vez, ao contrário das outras séries exibidas um capítulo por semana, para que se tudo fosse por água abaixo eles se livrariam logo do elefante. E para a supresa de todos a série foi um sucesso, ganhando atenção da mídia, concorrendo e ganhando Emmys, Globo de Ouro, dentre outras premiações, além de ter sido capa da TIME. O sucesso foi tão grande que os bares que não ligassem suas tvs na hora do programa perdiam clientes e as pessoas deixavam de sair para ver a trama. Até a GLOBO e o SBT passaram a série por aqui...

No rastro do sucesso da série foram produzidos Roots: The Next Generation e Roots: The Gift, este último na verdade um filme para ser exibido como especial de Natal que não fez tanto sucesso por conta da sua inferioridade a serie original. Raizes permanece até hoje como clássico da tv norte americana. Foi lançado nos EUA um dvd em comemoração aos 30 anos do programa. Segue abaixo a versão em espanhol que encontrei graças a Nossa Senhora do You Tube. Pelo que vi parece ter a série TODA no canal. Está em espanhol. Nem vem reclamar que a chance de achar em portugues é infima. A imagem da boa e a dublagem também. Vejam e aproveitem esta boa produção clássica.

Nenhum comentário: