quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO BARBIE BLACK.

Que a Barbie é a boneca mais famosa e poderosa do mundo, disso todo mundo sabe. Que ela inaugurou um estilo e é seguida por um monte de imitações baratas, ditou estereótipos de corpos perfeitos, silhuetas, formas de deixar crescer e manter o cabelo, dentre outras coisas, não é novidade para ninguém neste mundo. Até hoje lembro o fascínio que a boneca exercia nas meninas da minha geração. Não sai da minha cabeça a lembrança de quando uma vizinha minha ganhou a tal “Casa da Barbie” – hiper cara e lançamento na época – e todas as meninas queriam ver de perto aquele brinquedo dos sonhos. O fascínio era tanto que até os meninos se sentiam interessados.
A Barbie sempre foi uma patricinha assumida. Com ela não tem essa, pode ser até bombeira, mas o cabelo dela e seu poderoso laquê estão firmes, sua maquiagem está lá intacta, mesmo ela estando na praia com o Ken musculoso do lado. Sua casa não é uma simples casa, é uma mansão em Miami, fora que sua cor preferida está marcada em todas as coisas que usa: o carro dela é rosa, a bolsa é rosa, a casa é rosa, o batom dela é rosa, a moto é rosa, a vida dela é toda de uma só cor... E dizem que ela tem bom gosto...
Isso tudo não é novidade pra ninguém. E olha que ela tem 50 anos e ainda é amada por muitas gerações de meninas. E é claro que a boneca mais velha e mais trabalhada no botox do mundo não poderia deixar de lado a cultura Black Power. Pelo menos é o que conta o texto politicamente correto que abre a exposição. Por que todo mundo sabe que Barbie preta, hummmm, difícil não? Até por que a boneca nasceu nos EUA, em uma época que a discriminação racial por lá era mais pesada que hoje e os negros não tinham representação nenhuma em quase nada no mercado, na mídia de massa etc.
Mas como a doença do politicamente correto (às vezes felizmente às vezes não...) virou uma síndrome sem precedentes, temos agora a demonstração de que a Barbie e sua empresa fabricante abordam a diversidade em todo o seu contexto amplo... Primeiro aqui em Salvador, no Shopping Salvador recebemos a exposição de bonecas Barbies com modelos de todas as raças e mais recentemente a das bonecas Black.
São modelos de várias datas – tudo começou lá nos anos 80 fim da década de 70 – com as mais luxuosas roupas, comportando vários estilos de vida, da diva glamurosa a bombeira glamurosa, ou a Barbie comum (glamurosa) que vai a praia com seu namorado, até a rainha da Nigéria, essa não poderia de ser glamurosa mesmo!!! As bonecas são lindas, os bonecos também, gostei da variação dos cabelos (liso, encaracolados, Black Power...) e as evidencias das várias facetas da cultura negra norte americana.
A exposição foi o ponto alto daqui da cidade no Shopping Barra aqui em Salvador. foi interessante ver meninas e garotas tendo referencias de bonecas famosas com a mesma cor delas, além de suas mães que brincavam com bonecas brancas agora tendo a oportunidade de ver as bonecas negras. A praça do shopping parecia mais um grande playground. Muito divertido. Claro que para estragar o momento tem sempre gente idiota disposta a tudo. E meu ouvido seletivo, que não funciona de jeito nenhum, acabou ouvindo coisas do tipo “Aff. Tudo feia! As Barbie do meu tempo eram bonitas” ou “Amor que Barbie é essa?” “AH sei lá, é da Nigéria, da Zambia, da África”.
Pena que a exposição, na verdade um acervo do colecionador Carlos Keffer, com bonecas raras vestidas algumas com modelos exclusivos de estilistas famosos, acabou semana passada aqui na cidade. Confesso que vi três vezes. Não resistir. Era divertido ver e também de presenciar as várias opiniões de meninas deslumbradas com tanta beleza. A exposição segue para outras cidades, deixando outras meninas de boca aberta, com água na boca. Ainda bem que hoje tem boneca negra, pelo menos aqui em Salvador, sem problema. De tudo quanto é preço, com tudo quanto é tipo de cabelo e de todo jeito. Ainda não é uma infinidade, mas as garotas de hoje – e as de ontem também – podem brincar a vontade com os SEUS filhos e o seu espelho, não com o filho de outra mulher...

:::: Fotos de Edvaldo Jr.

Nenhum comentário: