domingo, 23 de janeiro de 2011

FAVELA ON BLAST - FAVELA BOLADA

Sem sombra de dúvidas o funk é mais que um simples ritmo... trata-se de um movimento. Tem gente que além de dançar, trabalha nele, direta ou indiretamente, ele balança a favela, crianças, mais velhos, desenha o dia a dia da periferia no Rio de Janeiro. Dele os moradores expõem o que fica "escondido" entre quatro paredes e explodem filosofia da melhor qualidade, pois trata-se de uma poesia que retata a realidade das favelas. Funk é inspiração, funk é sexo (dos bons!!!), funk é ensinamento, funk é putaria, o funk canta o amor, a glória, a cachaça, o pai de familia que sai cinco horas da manhã pra trabalhar, o funk canta a sexta-feira, ele esculacha, brinca, revolta a violencia e faz pensar. Se isso não é um movimento me diz o que isso é pelo amor de Deus!!!!!!!
Este incrível movimento vai ser retratado de forma primorosa pelos diretores Diplo (Wesley Pentz) e Leandro HBL no documentário Favela Bolada ( Favela On Blast) que passou em inúmeros festivais pelo país e pelo mundo. O filme está disponivel em blogs, além de uma versão no you tube e vale muito a pena assitir, pois os diretores deixaram o funk exposto por aqueles que fazem funk. Pela graça do nosso senhor Deus os responsáveis pelo documentario não preferiram uma visão academica, não apelaram em nenhum momento para estudiosos de funk, pois em todo o filme a favela e os seus moradores sao retratados. Isso garante ao documentário uma vivacidade, uma paixão toda própria por um ritmo extremamente condenado e adorado ao mesmo tempo.
Passam pela película gente como Mc Duda, Mc Frank, Mc Colibri, Mister Catra, Mc Pana, Gailoa das Poposudas, Dj Wally, Biruleibe, Dj Sanny, Mc Galo, Mc Serginho, Mc Deise Tigrona, Mc Pé de Pano, Junior e Leonardo, Dj Jorginho, Mc Ju, Dj Marlboro, muitos deles desconhecidos do grande público, ou do resto do Brasil, mas nas favelas cariocas elas e eles são verdadeiros deuses. E para mostrar todo este Olímpio o filme traz fotografia primorosa, evidenciando a favela, suas vielas, becos, escadarias em grande estilo. O roteiro do documentario também não é algo comum de se ver, já que não trata o tema de forma explicadinha, quadrada, mas cresce a aprtir que seus personagens mostram o que eles querem chamar atenção.
Tudo feito sem julgamentos, mostrando as várias facetas do funk e suas histórias, são muitas e a maioria divertidas. O documentário também pontua a violencia e a visão que a favela tem do funk junto a policia e como a policia reage ao ritmo que modifica o dia-a-dia dos cariocas. O único defeito de Favela Bolada (Favela On Blast) é ficar parado enquanto os vários funks ecooam na sala... este movimento é quase impossível...

Nenhum comentário: