sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Seriado JÁ É!

A televisão aberta do Brasil é burra! Disso todo mundo já sabe. A tv aberta no Brasil é racista, isso também não é novidade para ninguém. E quando o espectador quer ver algo de qualidade, que represente ele de alguma forma, vai para... A tv a cabo e os programas gringos? Nem todo mundo tem dinheiro, não é mesmo?! Mas a solução mais barata pode estar as suas mãos através da lan house mais perto. Quer ver uma história com protagonistas negros sem a "pegada gueto" que a Rede Globo explorou nos últimos anos? Vai pra net. O seriado Já é! é um sonho do diretor Wlliam Lemos e conta a história de três personagens - Leopoldo Mello é um executivo de sucesso; Pedro Avaraz, um produtor musical à procura de uma estrela; Bianca de Andrade, uma empresária de moda à beira da falência. Esses personagens são na verdade amigos que se reencontram dez anos depois do término de faculdade. Em entrevista a revista Raça Brasil deste mês o diretor entregou o seguinte depoimento: "No seriado, paralelo à história, vamos inserir personagens e situações que mostram o negro por outro ângulo, sem estereótipos, como o médico bem-sucedido, o músico clássico, o professor universitário, o chef de cozinha internacional. Vamos mostrar para a sociedade que estamos em todas as áreas".
Isso realmente me deixou tranquilo. Curioso o trato como somente o negro dá ao próprio negro. O outro parece sempre que estereotipa ou transforma em estereotipo nossa vida e nossa cultura. O negro faz tudo ficar comum! Existem não só marginais negros, mas existe também médicos, advogados, enfermeiros, professores, gente de sucesso, gente tendendo ao fracasso, complexidade no mundo negro além da probreza eminente que o mundo branco enxerga. Me agrada também a possibilidade de algo diferente do "modelo ó paí ó" de ser... Vi certa vez um escritor de sucesso baiano dizendo que na série da Rede Globo não tinha um negro universitário, ficava parecendo que os negros no Pelourinho (todos!) tem aquele jeitinho de resolver as coisas... aquela coisa safada que parece faz parte da raça!... E todos nós sabemos que não parece. Eu mesmo não me enxergo naquele modelo. Nada contra quem se enxerga, mas o pitoresco de vez em quando mais fasta que agrega.
Estou ancioso para ver como o diretor Lemos vai colocar essas historias na web. A seleção em outros estados também vai ser feita e os laboratório serão construídos a partir de março. A web realmente tem sido uma saída e muito boa por sinal.

Nenhum comentário: