terça-feira, 12 de julho de 2011

Undercover

Que J.J Abrams é o midas do século XXI todo mundo já sabe! Que o cara é um faz tudo também todo mundo sabe. Misto de produtor, diretor de primeira categoria, visionário, roteirista este grande profissional é responsável por tirar a tv norte americana - e por conta da sua influencia, a do resto do mundo também. - do ostracismo e o cinema do lugar comum. Se você acha que nunca viu nada dele... Missão Impossível 3 e 4, o novo Star Trek, produtor de Cloverfield, as séries Lost, Alias, Felicity são suas crias... Também esta Undercover sua filha.
Estrelada pelos atores, Gugu Mbatha-Raw e Boris Kodjoe a série fala sobre um casal de espiões que volta a ativa por conta do desaparecimento de um amigo. Enquanto isso eles levam - ou tentam levar - uma vidinha normal administrando uma empresa especializada em bufês. Sim... é mais do mesmo, eu também concordo, mas é mais do mesmo nas mãos de J.J Abrams ainda por cima protagonizada por atores negros. Sim isso é um baita diferencial! A série tem ritimo,  mas não fez sucesso, completando somente uma temporada. Os especialistas norte americanos de televisão colocam a culpa do fracasso no desenvolvimento da trama que é realmente batida e ruim. J.J Abrams já vinha de uma outra série que o povo dizia ser copia de outra, Fridge seria cópia de Arquivo X... Outros afirmam que uma das causas da série não ter dado sucesso seja justamente o casal protagonista afro americanos.  E por conta disso o público se desinteressou. Consideraram ousadia demais a idéia do cineasta/produtor/roteirista em colocar algo tão grandioso e sem pegada racial protagonizado por negros.
Seja isso verdade ou não, dentro desta perspectivia, nós ainda não atingimos o senso comum! Ou seja, a capacidade de estarmos em qualquer veículo de mídia sem necessáriamente estarmos ligados a temática racial. Quando isso acontece, poucas vezes diga-se de passagem, tudo tem que ser revestido com uma parte branca. Geralmente um ator branco que acompanha. Todo mundo sabe que casal interracial faz sucesso e não é de hoje. Maquina Mortífera e Miami Vice estão aí para tirar a prova.
Infelizmente, este Undercoer só ficou uma só temporada, mas o suficiente para fazer história. Os protagonistas são lindos, talentosos, seu idealizador é brilhante. É ver o trailer abaixo, ficar curioso e baixar, depois tirar suas próprias conclusões, pois não foi exibida aqui no Brasil, mas já está disponível na net.

Nenhum comentário: