domingo, 9 de outubro de 2011

A COR PÚRPURA, UM ÁLBUM PARA...


EMOCIONAR!!!! A trilha sonora do clássico A Cor Púrpura é simplesmente fenomenal. É com esta frase clichê até que inicio o post sobre um dos melhores trabalhos musicais que já vi na vida. Uma das poucas trilhas instrumentais também que funcionam sem o filme. Enquanto escrevo este post aproveito para rever Celie, seus dramas e suas alegrias através dos maravilhosos arranjos de Quincy Jones grande tiranossauro rex da música norte americana. Este aliás é um dos poucos trabalhos do diretor Steven Spielberg sem a colaboração do seu fiel maestro John Williams. Não sei como seria a versão filmada do romance de Alice Walker pelas mãos do dono de trilhas inesquecíveis como Perdidos no Espaço, Parque dos Dinossauros, Indiana Jones (todos) e mais recentemente Harry Potter – os primeiros, mas nas mãos de Quincy o mundinho sulista de Celie ganha proporções gigantescas.
O trabalho é excelente. São dois CDs, o Box que tenho é antigo, aquele enorme que não dava para colocar junto aos outros, pois não tinha porta cd que o segurasse. O primeiro cd começa com nada mais nada menos que Miss Celie’s Blues letra de Quincy Jones e Lionel Richie... Uma das melhores músicas que já vi na vida!!!! Em seguida o tema inesquecivel da personagem principal Main Title, que música, exprime toda a fortaleza e sensibilidade da menina que mesmo com os percalços da vida continua seguindo em frente contando sua vida em verdadeiros desabafos a Deus. O amor de Celie por seu infame marido é retratado em uma música angustiante. Quincy consegue extrair da personagem através da música que apesar do personagem, vivido brilhantemente pelo ator Danny Glover, maltratar Celie durante quase todo filme, ela ainda sentia algo por ele, a música misturas arranjos de puro pastelão, com angustia e também a tristeza que significa o “amor” entre os dois no filme.
Outra faixa que destaco é Nettie Teacheres Celie . carinho, amor, sensibilidade estão presentes para retratar um dos ótimos e belos momentos do filme em que as duas irmãs aprendem e ensinam uma a outra. The Separation vem logo depois forte, pesada e não se engane querido leitor o pesada é pois sinônimo de aflição para uma das cenas mais fortes do cinema norte americano. Não tem como não chorar e com a trilha de Quincy – meu Deus!!! – fica ainda pior suportar esta parte do filme. Outras significativas do primeiro cd são I’m Here fofa, Body and Soul que retrata a chegada de Sofia a trama, vigorosa como a personagem de Oprah.
A música gospel negra estadunidense vai ser a principal base para o segundo cd deste álbum. Quincy não abandona o soul e o blues, mas mistura muito os três ritmo. O disco abre com Celie and Harpo. Linda. Ate chegar em Sophia Leaves Harpo com Quincy construindo magistralmente momentos de tensão e ternura em uma única canção. Show!!!  A áfrica é revisitada em duas canções Junk Bucket Blues e The Dirty Dozens a última com dozes CAVALARES de gospel. A partir deste momento a África conhecida por Celie pelas cartas descobertas da irmã vai entrar em ação. Os sons já esperados de uma “visão musical” sobre o continente africano vem misturado com pegadas gospel e a batida grandiloqüente própria dos anos 80, época em que o filme foi feito. A´te que o cd fecha com chave de ouro entoando o mais significativo e tradicional gospel com direito a coral gigantesco amplificado. Celie Shaves Mr/ Scarification Ceremony, Maybe God Is Tryin' To Tell You Somethin e Reunion/Finale são forte, exigentes com o ouvinte (só da para entender isso que escrevi se você ouvir e ver o filme!), divertidas e traduzem a mudança que Celie, nossa queridíssima heroína, passa ao longo de todo filme.
Se A Cor Púrpura foi um filme inesquecível para voce, então sua trilha sonora também vai ser gigante caro leitor. Lindo e forte trabalho. Inesquecível. Gigante. Viagem musical. Enfim, amor a primeira vista em uma das melhores, se não a melhor trilha que tenho em minha estante...
... Ps: poucas coisas no mundo me fazem ficar emocionado. Este cd – novamente – me fez ficar assim... Meio emotivo...

Um comentário:

M.Black disse...

Programado para março de 2012 a estréia do musical em São Paulo.
Com elenco nacional.
Oprah Winfrey, vendeu os direitos e ficará com 12% da bilheteria.