quarta-feira, 2 de novembro de 2011

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM... MÃE DE SANTO?...

O seriado MÃE DE SANTO foi um marco na televisão brasileira por inúmeros motivos. Imagine um seriado sobre o Candomblé, tratando com respeito as divindades africanas, pesquisa elaborada, feito fora do eixo Rio/São Paulo (a série se passa aqui em Salvador), com atores negros como protagonistas e produção bem acabada, tudo isso no início da década de 90.
Além de todos esses feitos, a série foi a primeira a realizar um beijo ente dois homens. Em seu décimo primeiro episódio, a minissérie narrou a história de Lúcio e Rafael, um casal homossexual interpretado pelos atores Raí Alves e Daniel Barcellos, respectivamente. Ou seja, a extinta TV Manchete foi a responsável por tal feito ousado nesta série dirigida por Henrique Martins.
A série não teve uma repercurssão boa na mídia. Foi exibida logo após o incrível sucesso da novela Pantanal na emissora, em torno de um mês, de 9 de outubro a 2 de novembro as 22:30. A produção não tinha história fixa, tratava de uma Mãe de Santo vivida por Zezé Mota que conta as pessoas que chegam ao seu terreiro as histórias dos Orixás.
Não cheguei a ver tudo, mas pelo pouco que vi gostei. Fiquei imaginando as pessoas da época vendo. Loucura total. Só a cena em que aparecem os Orixás pela primeira vez, saindo de uma igreja católica e descendo o Pelourinho como se estivessem libertos - na minha interpretação... - é de cair o queixo. Nada por conta da grandiosa produção, mas por conta da ousadia da série...
Segue abaixo o primeiro episódio da série Mãe de Santo.


Nenhum comentário: