quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SINCERAMENTE...UM ÁLBUM PARA...





SUPERAR!!!...Ao ouvir este terceiro cd da cantora Paula Lima sempre me pergunto o que deu na cabeça dela em gravar tantas músicas de superação. Sabe aquele sensação que vem ao fim do namoro? Aquela tristeza, aquela coisa ruim, depois de um tempo já separado?... Pois então, este cd faz você desaparecer com todo esse borocoxô. A cada faixa Paula e seu Samba Chic vão plantando uma energia positiva, uma vontade de parar de chorar, viver a vida, pois a fila anda, não é mesmo?

O cd abre com Novos Alvos, a semente começa a brotar com uma melodia light, suave e letra que remete alguém que já esta cansada de perder tempo, quer mirar um novo caminho, se enxerga em um outro patamar, muito melhor... Como Diz o Ditado vem logo em seguida, a pegada black cresce e se mistura a uma "hard bossa nova" (isso você só entende ouvindo...), junto com um sambinha gostoso de ouvir. Tirou Onda pode ser considerada o hit deste trabalho. Simples, superação a toda prova, quase um I Will Survive da Lapa. Exageros a parte, a terceira faixa é deliciosa para cantar se você teve um (uma) ex insuportável. Para mim, a melhor música vem logo em seguida: Negras Perucas. Juventude, superação (olha ela!!!), renovação, "seremos jovens por dentro/ mesmo com nossas pelancas e rugas / com brancos véus/ negras perucas" a letra é forte o swing é gostoso demais. Em Tudo Certo Ou Tudo Errado é praticamente um convite ao amor e ao samba, novamente a suavidade do samba a lá Sra. Lima chega com presença. Let's Go cantada por Seu Jorge (a letra é dele, colaborador fixo (rs) de Paula) não é lá essas coisas, mas na voz da cantora a canção sobre alguém que descobre o amor dos seus sonhos fica ótima. Lembra Jorge Ben. Eu Já Notei é black music sem mistura, assumida, de pegação mesmo, está nem ai pra o amor, romance ou seja lá que mais frusfrus apareçam. Para mulheres de atitude, ou melhor, somente elas.
Eu Já Notei desce mais a energia (sem abandonar o balanço) para falar de lembranças de um tempo bom, em que o amor reinava em paz, mas a interprete tem consciencia de que tudo acabou e que é preciso acima de tudo seguir em frente... Acho que depois de Negras Perucas é a melhor do álbum. Já Pedi Pra Você Parar é divertida, sambinha miudinho de gafieira, som malandro, letra idem... Flor de Maracujá, exemplar intimista do cd. Pequena em comparação aos outros, mas não deixa de ser contagiante. Quero Pegar volta a batida black, mas sem grandes apostas. O cd termina com Saudações, o máximo que Paula Lima pode ser política. A letra é de nada mais que Leci Brandão.
Neste trabalho Paula está muito mais contida. Seu balanço continua o mesmo, contagia todos os momentos, mas não tem mais a responsabilidade de provar que canta, então dá muito mais valor ao som e interpretações simples. Essa responsabilidade de firmar território vinha muito no segundo cd, agora esparece. A cantora tem seu nome escrito no cenário da black music brasileira com tranquilidade. Afirmou já que seu desejo nunca foi de fazer MPB, graças a Deus. Aliás ela faz...Como diz Sandra de Sá: MPB - Música Preta Brasileira.

Nenhum comentário: