terça-feira, 8 de maio de 2012

Para os infernos com o politicamente correto!!!!


Voce já deve ter participado de um fenômeno desses: Assunto vai, assunto vem, do nada surge o tópico preconceito que pula para o capítulo racismo em dois tempos e daqui pra ali, o sujeito que estava falando sobre preconceito abre o bojo e expõe seus conceitos (geralmente contra) sobre o sistema de cotas raciais no Brasil. Pronto! Polemica! Confusão! Gritaria! Argumentos pra lá, conceitos de origem/raça/mestiçagem tudo misturado, a velha noção que no Brasil todo mundo é todo mundo, nosso país na verdade é uma grande vitamina de banana... No final, ninguém chegou a lugar algum que realmente vá mudar a nação, mas em um ponto a conversa com certeza andou: inimizade dos envolvidos
O nervosismo é geral quando se fala de racismo. Uma parte daqueles que estão envolvidos na conversa sempre acham os negros politicamente coretos demais, chatos, complexados, nervosinhos, radicais, doentes. E a outra fica, geralmente, tentando convencer o outro que está certo, ou reconfigurar o outro e tirar o racismo presente nele. Um fator importante presente nessas conversas é quando não se tem argumento contra os argumentos a favor das cotas, começa uma chacota/humilhação dos contextos de quem é a favor. Daí para o nervosismo é um pulo.
E ai me vem a pergunta: Por que o stress?
Aprendi com os anos, que é contraproducente argumentar de forma civilizada com quem se acha o dono da razão. Com que objetivo mesmo? Só para VOCE ficar nervoso, não é mesmo? Os movimentos negros neste país estão cheios de militantes que por conta do politicamente correto, do uso adequado das leis, acabam entrando em embates ideológicos e saem muitas vezes machucados, e estigmatizados como radicais, ruins, nervosinhos, chatos e afastam por conta de um auto controle inexistente a possibilidade de agregar gente ao NOSSO pensamento.
Também aprendi com a arma do outro contra argumentar. Simples assim. Ironia, e chacota, certamente são coisas não ensinadas por mamãe e papai, mas o mundo instrui neste quesito! Então, antes de usarem contra voce que use contra eles. Desenhando para os que não entenderam: o politicamente incorreto faz bem para a pele. Primeiro que a ironia quando objetivada te dá um censo de superioridade, pode até ser passageira, mas é deliciosa!!! Segundo: contra argumentos ditos com sabor de “leve na esportiva” o nervosismo e o racismo pensam duas vezes antes de se manifestar. Voce geralmente nesses casos simplesmente ri, os músculos da face se movimentam e o botox natural é acionado.
Dia esses uma sujeita no ônibus, que eu nunca tinha visto na vida, começa a jogar conversa fora comigo e cai logo no assunto cotas raciais. Ela era contra, negra e dizia a todo momento que não precisou de cotas para entrar na universidade. Emputeci e de forma irônica, falando baixo, calmo joguei o veneno: Voce está fazendo o que para que as cotas acabem? Já que é contra, para voce o sistema é errado. E aí? Faz o que? Só reclama? Só é contra? Só isso? Só?... Ela calou-se. Melhor segundos depois mudou de assunto...
Quando eu deixava meu cabelo crescer e colocava tranças nele, ouvia todo tipo de comentário. Um dia ouvi de uma senhora branca: “Voce lava seu cabelo? Por que Bob Marley não lavava!”. Retruquei: “A senhora conhecia ele? Devia ser intima pra ver Bob não tomando banho...” Depois ela me pediu desculpas pelas besteiras que perguntava. Fui mais venenoso: “Por que as desculpas?” nem ela soube responder o por que. Outro dia estava passando com um colega no Pelourinho, passam duas meninas negras e um homem negro no meio delas. Ele diz: “Olha pra aquilo. Gosto assim, com cara de suburbano, gostoso!” abri meu lindo sorriso e joguei: “Mas ele não é do subúrbio, conheço ele mora na Graça. (cara do sujeito no chão. Sem deixar ele respirar) Por que ele tem cara que mora no subúrbio?”... Vocês não sabem o quanto me diverti nestas e outras ocasiões.
Os brancos no Brasil sabem que são brancos, sabem que a cor da sua pele lhe dá vantagens em uma sociedade racista, mas nunca vão assumir este tipo de coisa. Afinal de contas, o problema é do negro, a questão é negra e não branca... E se eles foram acostumados a rir do nosso cabelo, da nossa cultura, a dizer o que somos o que nao somos, qual é o nosso lugar, o que temos cara e o que não temos. Vou apelar para a ironia, para a chacota. Não tenho mais a idade de ficar no ponto de coitado, de sofredor, tenho o direito de olhar por cima. Às vezes voce chama ate o racista de burro e ele não se dá conta da burrice própria. Como uma conhecida que foi indagada sobre como lavava a suas tranças. Ela: Com shampoo! Outro: Só isso? Ela: Ah!!! E condicionador, né?!... Falava num tom de criança irônica entende? O racista de plantão nem sentiu que estava sendo chamado de idiota.
Repito: o politicamente incorreto faz bem para a pele. Claro que há momentos em que é válido (eu disse VÁLIDO) brigar e gritar. Mas existem momentos que a velha e boa ironia deve ser usada, sem culpas. Para o seu próprio bem. O sorriso que voce vai abrir caro leitor, é negro!!!!!!!!!!!! Rsrsrs. Entenda a frase anterior da forma como quiser...

Nenhum comentário: