terça-feira, 5 de junho de 2012

A Jogada Certa


Para produzir um filme desses, do tipo despretensioso aqui no Brasil, o nosso cinema terá que avançar anos luz. Primeiro, perder essa culpa de fazer cinema comercial, deixar de querer fazer filme conceito, que gere burburinho em festival, mas que muitas vezes o grande público acha tudo muito chato e tudo bom pra manter distancia. Dizem, pois o publico brasileiro se acostumou com as porqueiras norte americanas. Não é exatamente isso, por que muito produto norte americano não faz sucesso aqui. É por que muita coisa produzida lá fora é boa então o publico vai lá e consome. E cinema é uma arte como outra qualquer, também pode (e deve!) ser feita única e exclusivamente para diversão.
Segundo que o cinema brasileiro deve pensar a negritude do nosso país de outra forma que não seja a negritude marginal ou a negritude vitimizada. E uma grande parcela de nossos cineastas não conseguem pensar a negritude além disso. Basta ver a maioria dos filmes onde o negro é o centro da trama (!!??), como a negritude é posta em película. Muitas vezes é de doer!
Terceiro, independente da visão, o cinema brasileiro tem que deixar de ser racista. E tá na moda hoje ser racista sem ser. Apelar para mil e uma desculpas e dizer que nada do que esta sendo feito, mesmo com participação nula muitas vezes de elencos negros em papéis que prestem, é racista! Voce comete o ato e voce mesmo diz que não esta sendo racista. Advogado do diabo tem aos montes no mundo das artes.
Por estas e outras questões, um filme como Jogada Certa demorará (sim eu acredito que um dia...) de ser produzido aqui no Brasil. Infelizmente, pois se tem uma coisa que o cinema comercial aqui no Brasil sabe fazer é comédia romântica ou filme romântico!!! E este é um dos bons. Bom apenas, nada de surpreendente não, mas ótimo dentro do mundinho que lhe cabe. Está tudo no seu lugar. Protagonistas fofos, uma vilâ que não é bem uma vilã, coadjuvantes fada madrinha e padrinhos. Todo mundo muito bonito, homens e mulheres, bem arrumados, fotografia correta para deixar até maçã podre linda de morrer! As locações lindas até os lugares pobres são bonitos. O roteiro? Sim o roteiro é quadradinho e funciona que é uma beleza, . E segue a nova cartilha de não entregar tudo conforme o figurino, provocar uma revolta aqui, uma torcida acolá... Filme de romance ué!

O filme conta a história de Leslie Wright (Queen Latifah) é uma fisioterapeuta que não consegue namorar, já que os homens sempre a vêem como uma boa amiga. Fã de basquete, um dia ela tem como cliente um grande astro do esporte, Scott McKnight (Common). Ela passa a tratá-lo em tempo integral, iniciando um procedimento visando seu retorno às quadras, algo que muitos duvidam que vá acontecer. No meio deste processo, os dois percebem que há algo mais entre eles além do relacionamento entre médico e paciente.
Queen em um papel feito para ela, o rapper Cammon também a vontade como galã. O elenco coadjuvante também lindo. O que voce quer mais como espectador? Curtir seu belo filme no sofá não é mesmo? já que o cinema nacional não aposta em filmes comerciais, quanto mais em um filme com elenco negro comercial, consuma os produtos norte americanos. Eu geralmente já abri minha cabeça para este tipo de coisa: quando quero me ver na tela, apelo para os estadunidenses. É uma saída, já que o nosso cinema não anda para frente em certas questões...

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho interessante, comedias romanticas negras, eu mesmo, escrevi uns roteiros de comedias românticas negras. Não sei se tive êxito, mas tentei. Agora estou em fase de tentar viabilizar o projeto. Mas a parte da escrita, realmente foi muito estimulante, principalmente, porque era uma comêdia que trazia além das questões de relacionamentos, também trazia questões raciais nas entrelinhas. Mas parabéns pelo Blog, é estimulante ver um Blog que fala da cultura negra.

Anônimo disse...

Heloisa,
Este filme e o que há de melhor em relação a filme americano..pois o elenco maravilhoso de negros, a principal Quenn maravilhosa dá o show sozinha...realmente o Brasil tem que comer muita farinha pra ter um êxito como este...