quinta-feira, 22 de maio de 2014

Scandal - 3° Temporada



Poder! Desde o início Shonda Rimes (criadora da série) disserta sobre as consequências e os caminhos do poder em Scandal. Na segunda temporada, que acaba com uma revelação bombástica sobre o Comandante – aquele tipo de última cena que te deixa atordoado no final – já avisava que Shonda iria se aprofundar no tema na terceira temporada. Dito e certo. Agora, com os personagens estabelecidos, audiência fiel e estabilidade na produção chegou a hora da autora e sua equipe desenvolver o tema evidenciado desde a primeira cena de Scandal.
Em Scandal todos os personagens conhecem o poder em alguma instancia. Mas como todos que estão lá em cima, a sede do absoluto não se perde. Todos também querem crescer. Controlar mais, ser reeleito, saber de mais informações primeiro, ganhar mais dinheiro, não parar de ganhar dinheiro, de qualquer forma, acima de tudo. Nessa terceira temporada, Scandal vai tratar sobre o poder e seus desmembramentos. O que as pessoas fazem para estar no topo? O que fazem para continuar lá em cima? Quais são os segredos que elas escondem? Elas se mascaram ou são verdadeiras? Você seria capaz de matar para manter a ordem?...
Todas essas perguntas são respondidas através de seus personagens e suas histórias. Voltamos ao passado 15 anos antes e descobrimos muita coisa sobre muita gente na história. Em vários momentos os flashbacks acontecem, mas nunca de forma didática, ou desnecessária. Aliás, se o roteiro dessa terceira temporada é magnífico, o texto da mesma é o melhor de todos os pontos da série.  Os diálogos continuam em ritmo frenético, mas o embasamento do discurso ficou maior e a precisão das falas está perfeita.
Joe Morton maravilhoso trabalho nesta temporada
Tudo isso não seria visto tão perfeitamente se o elenco não fosse de primeira. E nessa 3° temp, muita gente brilha! A começar pelo Comandante vivido pelo ator Joe Morton. Meu Deus, que ator! QUE ATOR MEU DEUS!!!!! Interpretação precisa de um homem inteligente, que sabe todos os infortúnios de possuir tanto poder nas mãos, como abdicar de si para manter tudo na mais perfeita ordem. Destaque para o momento em que ele e o Presidente se confrontam e o personagem explica para o amante de sua filha qual a diferença entre o poder conquistado e quem nasce em berço de ouro com poder nas mãos. Outra personagem que tem destaque é a Primeira Dama, interpretada por Bellamy Young. Como há contrastes entre passado e presente, Young  tem oportunidade de mostrar as camadas da personagem e faz isso com maestria. Outro que arrebentou foi Jeffy Perry. A cena do choro em plena coletiva de imprensa na Casa Branca foi fenomenal, só para contar um dos momentos de destaque do ator. Agora que o personagem não tem nada a perder, sua sede de poder pode tornar-se maior na 4° temporada.
Por falar em 4° temporada, Scandal já tem sua primeira baixa. Columbus Shorts saiu da série. Também se envolvendo em vários escândalos não tinha como Shonda – conhecida por despedir quem apronta no set e fora dele – continuar com ele na série. O final dele na 3° temp é incerto, mas tudo pode acontecer no primeiro capítulo da 4° temporada.
Bellamy Young descobrimos tudo sobre a Primeira Dama... Lindo trabalho!
Revelações, intrigas, poder, sexo, conspirações... Tudo isso foi tema em Scandal nesta terceira temorada. Olivia Pope nessa terceira fase serviu como ponto de equilíbrio do tema da série. Quais escolhas você faria para se manter no poder? O poder corrompe? Ou voce pode continuar imune? Em vários momentos ela se batia com este tipo de questionamento e tinha que tomar decisões rápidas sobre isso. Muitas vezes as decisões não são nada fáceis de tomar, mas precisam de pulso e nem todas são tomadas da forma como a gente imagina...
Scandal parte para uma 4° temporada com muita coisa aberta e uma infinidade de casos para resolver. Por conta da gravidez da atriz principal a serie foi encurtada para 18 episódios dos 22 originais. Nada que comprometeu o resultado da história. Se nessa 3° eu quase enfartava a cada reviravolta (em um capítulo duas ou três coisas novas são descobertas no mínimo), imagina na 4°!!! Acho melhor tomar calmantes antes de ver os próximos capítulos...

Karry arrebentando como Olivia Pope. Razão ou coração no submundo do poder?...

sábado, 17 de maio de 2014

APERTE O PLAY: Emicida & Rael - Levanta e Anda

Emicida lança novo clip, de uma das musicas que mais gosto dele (minha preferida continua sendo Bang!), com participação de Rael da Rima e vendo o clip pela primeira vez imediatamente me veio a cabeça o estrondo que A Minha Alma fez quando estreou na MTV la no final da década de 90. Tenho a impressão que foi com este clip que O Rappa ganhou notoriedade nacional. O clip e a música ganharam vários prêmios.
Sem MTV, ops "sem MTV", já que o canal a tempos deixou de ser referência no quesito que foi edificado, Emicida lança seu clip sem o vislumbre da televisão, mas faz bonito, trazendo rima de pura redenção. Virou trilha sonora no meu dia a dia. Aquele tipo de canção que você ouve para ter equilíbrio, seguir em frente. Sim, é auto ajuda. mas muito bem feita rs.
O clip é simples, como a maioria dos clips nacionais feitos atualmente, mas feito com seriedade. Os cantores nem aparecem no clip - algo corajoso nesse tempo pífio de ostentação estapafúrdia - e a história inserida nele é muito bem construída. O Rappa fez escola, visualmente falando. O clip é bem mais curto de sua provável inspiração e acima de tudo, passa de longe em ser imitação. Ele atualiza o contexto dos menores em bairros pobres, o campo de batalha agora é outro e as brincadeiras, ambições, visões, são completamente diferentes. Em menos de 20 anos o mundo virou de cabeça pra baixo irmão...

O novo clip de Emicida com participação de Rael da Rima