
O filme conta a historia do lendário capoeirista homônimo que por conta de um erro seu torna-se herói para proteger os eu povo negro que ainda é tratado como escravo pelo sistema coronelista no século XIX. Protegido pela força dos Orixás Besouro torna-se um herói que joga capoieira, que voa, torna-se invencível e líder de uma revolução. Misturado a todo este contexto existe romance, comedia, ação, uma mistureba boa que todo filme de aventura tem que ter.
BESOURO seria a primeira tentativa do cinema brasileiro de quebrar vários tabus construídos durante anos: o primeiro é do de o cinema brasileiro não se dá bem com a linguagem comercial। Parece que tudo fabricado no Brasil para ser considerado bem feito tem que ter um pé no alternativo, não foi feito para vender e somente vender e entreter। Mas Besouro,a lém da mesnagem que passa foi feito para divertir tanto a molecada quanto o povo adulto. O filme apesar do discurso engajado tem um objetivo formar um herói produto para toda a família, algo genuinamente brasileiro que pudesse repercutir por todo país। Um segundo fator, seria a loucura do cinema nacional dos últimos anos, ter um pé (ou melhor os dois pés!!!) em gêneros manjados; denuncismo, temática violenta, comedia, comedia romântica, policial, imitação de roteiro hollywoodiano, filme passado em favela। Besour neste quisito é bem mais resolvido, pois é uma aventura jenuinamente brasileira. E por último, o filme traria um personagem negro, herói, forte, com um par romântico da sua cor, ele também orgulhoso da sua raça e da sua cultura. E do jeito que as coisas vão no Brasil com “Zés Pequenos” e afins, Besouro é um personagem realmente diferencial.
O filme infelizmente acaba pecando em vários pontos. Poderia ter mais lutas, mais ação, um roteiro mais conciso, sem tantos erros de continuidade, um herói mais decidido, direção mais pé firme e atores mais bem preparados. Compromete o resultado confesso, a atuação mesmo do ator principal chega às vezes a constranger e os efeitos especiais não são tão especiais assim. Mas trata-se de um produto tão distinto no imaginário brasileiro que mesmo com certos defeitos o filme ganha pontos em se mostrar diferente para a platéia. Diferente ao respeito dado aos personagens negros e a toda mitologia afro brasileira. É neste ponto que Besouro cresce, lindo e voando.
No final saímos do cinema não saciados. Tive a certeza que tinha ingerido um produto de boa qualidade, mas queria mais, mais, mais , quem sabe da próxima vez...
BESOURO seria a primeira tentativa do cinema brasileiro de quebrar vários tabus construídos durante anos: o primeiro é do de o cinema brasileiro não se dá bem com a linguagem comercial। Parece que tudo fabricado no Brasil para ser considerado bem feito tem que ter um pé no alternativo, não foi feito para vender e somente vender e entreter। Mas Besouro,a lém da mesnagem que passa foi feito para divertir tanto a molecada quanto o povo adulto. O filme apesar do discurso engajado tem um objetivo formar um herói produto para toda a família, algo genuinamente brasileiro que pudesse repercutir por todo país। Um segundo fator, seria a loucura do cinema nacional dos últimos anos, ter um pé (ou melhor os dois pés!!!) em gêneros manjados; denuncismo, temática violenta, comedia, comedia romântica, policial, imitação de roteiro hollywoodiano, filme passado em favela। Besour neste quisito é bem mais resolvido, pois é uma aventura jenuinamente brasileira. E por último, o filme traria um personagem negro, herói, forte, com um par romântico da sua cor, ele também orgulhoso da sua raça e da sua cultura. E do jeito que as coisas vão no Brasil com “Zés Pequenos” e afins, Besouro é um personagem realmente diferencial.
O filme infelizmente acaba pecando em vários pontos. Poderia ter mais lutas, mais ação, um roteiro mais conciso, sem tantos erros de continuidade, um herói mais decidido, direção mais pé firme e atores mais bem preparados. Compromete o resultado confesso, a atuação mesmo do ator principal chega às vezes a constranger e os efeitos especiais não são tão especiais assim. Mas trata-se de um produto tão distinto no imaginário brasileiro que mesmo com certos defeitos o filme ganha pontos em se mostrar diferente para a platéia. Diferente ao respeito dado aos personagens negros e a toda mitologia afro brasileira. É neste ponto que Besouro cresce, lindo e voando.
No final saímos do cinema não saciados. Tive a certeza que tinha ingerido um produto de boa qualidade, mas queria mais, mais, mais , quem sabe da próxima vez...
Nenhum comentário:
Postar um comentário