terça-feira, 17 de novembro de 2009

Helena se ajoelha...

Não assisto a novela das nove, não por que não gosto, mas por que não dá tempo. Ontem cheguei em casa e no final da novela sentei cansado para ver o que sobrava de mais um capítulo do folhetim de Manoel Carlos. Esperava ver as mesmas coisas de sempre: Aquela bossa nova insuportável bombando no seu ouvido, a burguesia carioca experimentando as coisas boas da vida e as vezes comendo o pão que o diabo amassou, personagens tomando um bom vinho e ouvindo “uma boa música”, as praias do Rio de janeiro, aquela filosofia de botequim que só o autor sabe passar... Tomei um choque com uma cena forte que passava na hora.

A cena tratava-se do confronto da personagem principal e a mãe de sua enteada. Taís Araújo e Lilia Cabral, brilhantes por sinal, cada uma a sua forma. A cena parecia que ia dar um bom caldo. Nem consegui ir pro quarto para tirar a roupa, descansar etc. Fui sendo seduzido pelo texto que estava maravilhosamente interpretado pelas duas atrizes. Sei lá, um confronto de gerações, tudo muito bem feito e arrumadinho. A cena estava brilhante, eu La com meu queixo caído de ver a entrega de Taís pela personagem, lindo de se ver o desenvolvimento dela. Ela sem maquiagem, sem nada para evidenciar o sofrimento. Só o choro e a interpretação já estavam ótimos. Por sua vez Lilia Cabral sem chorar em nenhum momento, engolindo o choro muitas vezes para evidenciar uma mulher extremamente amargurada, nossa (!) o que era aquilo? Muito bom!

Mas ai vem... sempre vem não é mesmo, algo para desencadear alguma coisa muito complicada. A helena de Taís perde perdão, PE de perdão novamente, pede perdão mais uma vez e nada da outra personagem (só sei o nome de Helena na novela, por que sempre em toda novela do autor é a mesma coisa...) aceitar. E a personagem de Lilia Cabral traz algo que Helena fez de podre no passado para subir na carreira. Humilhação nº1! Ai ela resolve, aos prantos se ajoelhar. Humilhação nº 2!! E chora daqui e chora dali, nunca vi Taís em uma papel pra chorar tanto... Em seguida depois de pedir perdão, suplicar seria uma melhor palavra... a personagem não obtém o que tanto precisa para levar sua vida normalmente. Há um silencio insuportável no ar. Humilhação nº 3!!! E logo depois um tapa na cara. Humilhação nº 4!

Nunca vi uma helena tão submissa, nunca vi uma helena tão mal resolvida, nunca vi uma personagem tão distante da outras Helenas. Ou seja, nunca vi uma Helena sem ser Helena. As personagens principais das novelas de Manoel Carlos geralmente são tudo, menos submissas. Até hoje não vi uma que por mais atrocidades que passassem fossem tão submissas assim. Fiquei pensando depois se seria por conta da primeira Helena jovem este tipo de atitude ser de uma mulher jovem perante alguém mais velho. Nós que somos jovens fazemos besteiras com nosso próprio eu muitas vezes, por conta da imaturidade... Mas a cena ficou muito complicada aos meus olhos. Gostei, as duas atrizes estavam perfeitas, mas a humilhação em comparação a outras personagens foi de matar.

No minuto seguinte a cena já estava repercutindo no twinter, no you tube, no Orkut, no faceboobk, salas de bate papo, MSN sites de fofoca e no mais que você imaginar aí. Todo mundo comentando que Tais estava ótima, ou sem sal, que Lilia Cabral era uma diva, que a cena foi chocante, que isso, que aquilo... A cena não tinha nem dois minutos vinculada na TV e já estavam dizendo tudo sobre ela... E eu também não podia escapar do meu comentário!

Espero ver o desenvolvimento da novela. Como a Helena de Manoel Carlos irá se comportar... Se levanta o nariz e segue em frente, trabalhando muito bem essa culpa dentro de si ou continua a mulher submissa que vi na ultima cena da novela no capitulo de ontem...

Nenhum comentário: