quinta-feira, 3 de junho de 2010

POSTAGEM Nº 100!!!!!!!!

Em 26 de agosto de 2007, um Domingo desses quaisquer, coloquei na cabeça que iria fazer um blog. Um blog sobre cinema negro. Algo diferente, pois blog sobre cinema tem um monte por aí, mas sobre cinema negro não, que agregava duas paixões minhas: o cinema e a negritude. Meu primero post foi sobre o musical DreamGirls que tinha chamado minha atenção naquela época. Desde então não me limitava somente as criticas de filmes, mas também falava sobre o contexto do cinema mundial atrelado ao viés da negritude.

E o blog foi dando certo, com uma postagem aqui outra ali, até que um dia resolvi expandir a temática. Falando sobre cinema acabei me dando conta que era apaixonado também por outras mídias, artes e que o universo negro era vasto até não querer mais. Juntei ao cinema minhas percepções sobre música, televisão, teatro, fotografia e também passei a fazer entrevistas. De professor “ozado” tirado a blogueiro, passei a ser professor “ozado” blogueiro crítico entrevistador e quase jornalista. Loucura total! E o blog foi crescendo, conheci muita gente por conta dele (gente que gosta (maioria) gente que faz bico quando vê), ganhei muitos elogios, gente de outras cidades que fala comigo dando sugestões etc.

Nessas tantas conversas, vez ou outra sou indagado sobre como escolho os assuntos abordados no meu blog. É sobre arte negra? É sobre artistas negros e sua produção? É sobre negritude? É sobre o que realmente? Odeio essas definições, acho que elas muitas vezes limita a gente, mas eu respondo. O Película Negra é sobre cultura pop só que com o viés da negritude. Simples. Assim posso falar de arte negra feita por negros, de artistas negros, problematizar a arte dominante branca, como os negros são vistos por esse tipo de arte e o que nós negros fazemos para combater a arte dominante que nos torna subalternos e/ou invisíveis. Falo de artistas bons e ruins. Tudo com muito bom humor, até por que falo muitas vezes não só da arte em si, mas também dela agregada ao ou contra o racismo. E deixo aberto que não é qualquer tipo de humor, mas um humor negro, já que não dá para falar de cultura negra esbravejando o humor branco que ronda pelas mídias brasileiras e de outras beiras...

São quase três anos de blog, cem postagens, filmes comentados, espetáculos teatrais, entrevistas com artistas de diversas áreas, musica, revistas em quadrinhos, cds, até sobre o mundo porno ja falei (duas vezes aliás). O blog já presenciou nos seus comentários gente racista se manifestando, por conta disso acabei tirando os comentários. Mas agora resolvi retornar com eles depois de tanto tempo.

Pois então, se você gosta de cultura, da negritude, da junção entre as duas, se é a favor das cotas (sim já me posicionei sobre isto aqui também), se admira artistas negros, se é contra o racismo, se é um branco bem resolvido ou um negro de responsa, seja bem vindo ou continue acompanhado o Película Negra. E agora pode comentar a vontade. Obrigado.

2 comentários:

Braulio disse...

Parabens primão seu blog está muito bom e o melhor feito com carinho e amor, sucesso aí. OBs: Você sabe que independente de sermos parentes se seu blog estivesse ruim eu ia descer o pau.
Mais uma vez parabens !!

Filipe Harpo disse...

valeu negão eu sei que se ele estivesse ruim c iria falar mesmo. essa coisa de critica é de familia. rsrsrs